MENU

BUSCA

Semec ainda disponibiliza vagas nas escolas municipais

Até o momento, a rede municipal possui mais de 71.700 alunos matriculados, mas a capacidade total é de 80 mil alunos.

Redação Integrada

As aulas na rede pública municipal de ensino começaram na última terça-feira (21). Mas a Secretaria Municipal de Educação (Semec) ainda disponibiliza vagas nas escolas, para alunos da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Até o momento, a rede municipal possui mais de 71.700 alunos matriculados, mas ainda estão sobrando vagas, pois a capacidade total é de 80 mil alunos estudando nas escolas de Belém.

As matrículas estão abertas por tempo indeterminado. E para realizar a inscrição basta acessar o site http://prematricula.belem.pa.gov.br e depois confirmar na escola selecionada com a entrega dos documentos do aluno.  Somente este ano, foram disponibilizadas 21.865 novas vagas para matrículas.  

Educação infantil 

Para que mais crianças tivessem acesso às salas de aulas, outro investimento realizado na área da educação infantil foi a criação de mais unidades educacionais, que deram um salto de 40 para 89 instituições municipais de educação, em tempo integral no município, com disponibilidade de vagas em creches para crianças de zero a cinco anos.

“Me sinto privilegiada em conseguir uma vaga numa escola da rede municipal. Considero uma boa escola para o meu filho estudar e crescer como cidadão”, disse Nahiane Serrão, mãe do Óliver Benjamin, de 3 anos, que faz o Jardim I, na Escola Municipal Gênesis. Atualmente, 13 unidades de educação infantil estão sendo construídas, juntas, vão oferecer cerca de três mil vagas novas na rede municipal de educação.

EJA 

Atualmente, estão sobrando vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Semec disponibilizou cerca de 6.200 vagas, mas até agora 3.805 alunos estão matriculados na rede. E para que houvesse um melhor rendimento dos alunos, a secretaria também reorganizou a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em algumas unidades educacionais.

Agora, o EJA passou a ser oferecido nas escolas com maior demanda para preenchimento de turmas e com uma equipe de profissionais completa para suprir as necessidades dos alunos.

“Fiquei três anos parado, sem estudar. Hoje, vejo o quanto uma sala de aula é importante na minha vida. Gosto muito de aprender. Sem estudo não somos nada. A escola está muito presente na minha vida, me apoiando por meio de uma equipe que faz toda diferença no meu aprendizado”, contou Radson Galvão, de 18 anos, aluno EJA da escola Maria Luiza Pinto Amaral, do bairro da Sacramenta.

Atendimento

Para os pais que sentirem dificuldade para fazer a inscrição de seus filhos, a Semec disponibiliza uma Central de Atendimento da Comissão de Matrícula, que funciona das 8h às 14h no prédio da secretaria, localizado na avenida Governador José Malcher, 1291, no bairro de Nazaré. A Central, que funciona desde a primeira etapa de matrículas, disponibiliza ainda contatos para mais informações no número (91) 3075-5410.

Belém