Saiba o que é um aneurisma, doença que matou a ex-bbb Josy Oliveira

Setembro é o mês de consciência do aneurisma cerebral

Laís Santana

A ex-BBB Josiane Belizário de Oliveira, mais conhecida como Josy Oliveira,  participante da nona edição do programa de tv, morreu no último sábado, aos 43 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido durante uma cirurgia para tratar um aneurisma. Para elucidar as questões sobre a doença e orientar a população, o mês de setembro é dedicado a conscientização do aneurisma cerebral. 

O neurologista Hideraldo Cabeça, chefe do serviço de Neurologia do Hospital Ophir Loyola, explica que o AVC é considerado a principal causa de incapacidade no mundo. No Brasil é a segunda maior causa de óbito. 

Dados do Ministério da Saúde apresentam um número próximo de 100 mil mortes por AVC ao ano no país, tendo como principais fatores de risco a hipertensão arterial, a diabetes mellitus, o tabagismo, a hipercolesterolemia, o sedentarismo, dentre outros. 

“Os principais sintomas de um AVC são a paralisia de um lado do corpo, perda de sensibilidade, dificuldade de visão, fala e compreensão, tontura súbita e dor de cabeça muito intensa. O paciente deve ser submetido a um teste simples: sorrir, levantar os dois braços ao mesmo tempo e falar uma frase simples”, descreve o especialista. 

O neurologista ressalta ainda que existem dois tipos de AVC, o isquêmico, quando há entupimento da artéria por um coágulo e o hemorrágico, que é a ruptura de um vaso sanguíneo. O AVC isquêmico responde por 85% dos casos. Em ambos, os sintomas são semelhantes. “Chegando ao hospital, o paciente deve ser submetido a exames clínicos e a uma tomografia, que vai mostrar a localização, a extensão e o tipo do AVC”, ressalta.

O tratamento vai depender do tipo de AVC: enquanto o isquêmico requer a dissolução do coágulo com trombolíticos, no hemorrágico o emprego de medicações que reduzem a coagulação é contraindicado.

Uma das principais causas do AVC é o aneurisma cerebral. O neurocirurgião Carlos Lisboa, esclarece que o aneurisma é uma dilatação anormal na parede de um vaso sanguíneo. “Ele se forma por conta de uma fragilidade  na parede do vaso, em que algumas pessoas têm uma pré disposição genética por conta dessa fragilidade   essa dilatação começa a crescer”, descreve. 

Lisboa pontua que o diagnóstico  do aneurisma cerebral é feito por meio de exames de imagem como a angiorressonância ou através da angiotomografia cerebral utilizada para pesquisa de dilatações anormais. “Após ser diagnosticado o aneurisma, normalmente o médico procede com uma investigação mais apurada através da angiografia cerebral que é o método de escolha para estudo desses aneurismas, você consegue ter um detalhamento melhor e assim programar o tratamento do paciente”, ressalta. 

Os sintomas da maioria dos aneurismas cerebrais só ocorrem com o rompimento do vaso, o que causa o sangramento intracraniano, sendo o principal sintoma a cefaleia intensa, além de náuseas e vômitos na maioria das vezes. 

O médico neurologista do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, referência no atendimento de neurologia em Belém, José Antônio de Lima, ressalta que evitar o tabagismo, o alcoolismo e ter controle da pressão arterial ajuda em alguns aspectos de risco da doença, segundo o médico. 

“A grande maioria dos aneurismas são assintomáticos e podem apresentar dor de cabeça excessiva, além de apresentar crises convulsivas e perda de consciência, bem como déficits neurológicos. Se alguém apresentar alguns dos sintomas e queixas, é sempre importante procurar um médico e realizar os procedimentos regulares”, alerta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM