Rota ancestral movimenta o ecoturismo em Icoaraci com caminhada imersiva
Iniciativa do coletivo CHIBÉ promove valorização das raízes amazônicas e forma jovens como guardiões da memória local

O distrito de Icoaraci, em Belém, será palco da primeira edição da “Rota Ancestral – Movimentando o Ecoturismo em Icoaraci”, neste domingo (4). A ação é promovida pelo coletivo CHIBÉ, que atua com projetos de valorização cultural e territorial na região. Com programação gratuita e aberta ao público, o percurso começa às 8h na sede do coletivo, no bairro do Cruzeiro, e segue até o meio-dia com paradas em espaços simbólicos do distrito. Inscreva-se aqui.
A proposta da Rota é caminhar pelo território para conhecer e reconhecer a história viva dos moradores de Icoaraci — seus saberes, práticas e modos de vida. O trajeto será conduzido por jovens do próprio distrito, que passaram por uma formação intensiva nos dias 26 e 27 de abril para atuarem como “guardiões da memória”.
De acordo com Tay Silva, idealizadora e gestora do coletivo CHIBÉ, o projeto nasceu a partir do contato com o Ecomuseu de Belém e com as olarias do Paracuri, onde o grupo ouviu relatos sobre a tradição da cerâmica e o legado dos mestres e mestras do barro.“A Rota vem fortalecer esse fazer ancestral, formar multiplicadores e incentivar uma nova forma de olhar para o território: com escuta, respeito e presença”, afirmou Tay.
VEJA MAIS
A formação será ministrada por nomes como Auda Piani, Maynara Santana e Mestre Guilherme, com temas voltados para cerâmica tradicional, identidade amazônida, bioeconomia e pertencimento cultural. As atividades ocorrerão em locais emblemáticos de Icoaraci, como o ateliê Na Casa do Artista e a Cerâmica Família Santana.
Durante a caminhada, os participantes farão uma imersão afetiva e sensorial, passando por olarias em funcionamento — onde poderão acompanhar o processo artesanal do barro — e por pontos históricos que representam a resistência e ancestralidade da comunidade. A experiência será limitada a 30 pessoas.
“Espero que seja uma travessia transformadora. Que cada participante saia com mais do que lembranças: saia com o compromisso de valorizar e proteger esse território que pulsa cultura, ecoturismo e bem viver”, destacou Tay.
Com forte atuação no distrito, a Cerâmica Família Santana é referência na preservação da arte ancestral do barro. Para a ceramista e empreendedora Maynara Santana, a parceria com o projeto reforça o sentimento de pertencimento e a importância de fortalecer a autoestima coletiva da população local.
Roteiro
- Espaço Cultural e Biblioteca CHIBÉ (concentração)
- Marivaldo Arte e Cerâmica
- FS Cerâmica
- Orla de Icoaraci
- Coisas de Negro (encerramento)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA