Governo do Pará inicia montagem da superestrutura da nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro

A nova ponte reduzirá o tempo de deslocamento entre os dois distritos, como também trará impactos positivos à economia local

Agência Pará

O Governo do Pará deu mais um importante passo para o desenvolvimento da infraestrutura e mobilidade da Região Metropolitana de Belém. Na manhã desta sexta-feira (25), foi lançada a aduela de disparo da segunda ponte que vai ligar os distritos de Icoaraci e Outeiro. A etapa marca o início da montagem da superestrutura do trecho estaiado da obra, considerada o marco zero dessa fase final do empreendimento.

A estrutura metálica em questão pesa em torno de 100 toneladas e é fundamental para sustentar os demais elementos estruturais. A peça foi içada por um guindaste, transportada de balsa até a posição definitiva e instalada com precisão pelas equipes técnicas. Essa aduela de disparo é a primeira das sete que comporão o trecho estaiado da ponte.

Paralelamente ao lançamento da aduela foi iniciada a concretagem da primeira laje do trecho de Icoaraci, o que atesta o ritmo acelerado das obras, que seguem sob execução em regime intensivo, com frentes de trabalho atuando dia e noite.

VEJA MAIS

image Estado assina Ordem de Serviço para início de obras da Ponte do Rio Itaporanga
Investimento fortalece a infraestrutura e mobilidade urbana da cidade da RMB, além de reduzir em 40 minutos o deslocamento entre a sede e o polo industrial

image Construção da nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro tem 65% das obras executadas
Potencializar a mobilidade, a infraestrutura para o escoamento da produção e o turismo na região estão entre os objetivos do investimento do Governo do Estado nos distritos de Belém

Com 507 metros de comprimento e 11,60 metros de largura, o trecho central da nova ponte será sustentado por cabos de aço que formam a estrutura estaiada. O design inovador permitirá dois vãos de navegação de 135 metros cada, assegurando a fluidez do tráfego aquaviário e aumentando a segurança da estrutura.

image A estrutura metálica foi içada por um guindaste, transportada de balsa até a posição definitiva e instalada com precisão pelas equipes técnicas (Divulgação / Agência Pará)

 

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, destacou o impacto positivo da obra na vida da população. "O avanço das obras da ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro é um marco importante para a mobilidade e infraestrutura de Belém. Com 69% do projeto concluído, já podemos observar o comprometimento das equipes em entregar uma obra que fará a diferença na vida dos moradores e no desenvolvimento da região. Essa ponte não é apenas uma ligação física entre dois distritos, mas, um símbolo do nosso compromisso em proporcionar mais segurança, acessibilidade e qualidade de vida para a população. Estamos trabalhando intensamente para que esse sonho se torne realidade dentro do prazo estabelecido", afirmou o secretário.

A nova ponte reduzirá o tempo de deslocamento entre os dois distritos, como também trará impactos positivos à economia local, facilitando o transporte de mercadorias, fortalecendo o comércio regional e incentivando o turismo.

A previsão é que a obra seja concluída dentro do cronograma, tornando-se mais um marco de progresso e integração para Belém e para todo o Estado.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM