CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Público pode conferir exposição 'Joias de Nazaré 2019'

Exposição da Sedeme foi aberta nesta quarta (18)

Eduardo Rocha
fonte

Quem passar pelo Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas, vai poder conferir a Exposição "Joias de Nazaré 2019 - Coleção Peregrinos na Fé de Maria". A mostra com 150 peças remontando a devoção mariana do povo paraense nesses dias que antecedem a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, foi aberta nesta quarta-feira (18) à noite. A abertura contou com uma missa, apresentação do Coral Cynthia Charone. A exposição, em sua 16ª edição, pode ser visitada até 31 de outubro: de terça a sábado, de 9 as 18 horas, e, aos domingos, de 10 as 16 horas, com entrada franca.

A coleção de joias em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e de Energia (Sedeme), por meio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). As peças na exposição foram criadas por designers e executadas por ourives em ouro, prata, gemas, madeira, pérola, topázio, tumalinas e ágatas. São 20 designers empreendedores cadastrados no Programa Pólo Joalheiro, do Governo do Estado.

Entre os designers está Rosa Castro, com o conjunto de quatro peças intitulado "Peregrinos": um pingente com citrinos, a partir da imagem de Nossa Senhora de Nazaré; duas pulseiras enfocando as rodas gigantes do Arraial, com citrino e granadas, e um anel com uma cruz e um coração, com rubi, topázio, e rosa de ouro, simbolizando o sacrifício e conquista dos peregrinos. "Eu exponho há dez anos nessa exposição e sempre é algo novo", disse Rosa.

O designer Fábio Monteiro criou a coleção "Elementos da Fé", com seis peças: três pingentes em prata, gema citrino e crisoprásio, enfocando os elementos barco, pés dos romeiros, pato do almoço do Círio e as velas das orações e mais três peças ("Fui brincar no Parque") - pingentes da roda gigante, sorvete e picolé, na técnica incrustração paraense. "Todo o trabalho é em homenagem a Nossa Senhora", disse Fábio.

Na exposição o público encontra peças à venda: brincos, pingentes, anéis, colares, pulseiras, escapulários, tiara, terços e outras abordando a berlinda, corda do Círio, Arraial de Nazaré, romeiros, imagem da santa, promesseiros e o Círio Fluvial. A abertura da exposição reuniu o secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, e a diretora do Igama, Rosa Helena Neves. "Essa mostra já é uma tradição", afirmou Rosa Helena, momentos antes da abertura da exposição.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM