Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Projeto leva dignidade para pessoas em situação de rua, em Belém

'Banho do Bem' conta com a participação de 25 voluntários

Dilson Pimentel

Proporcionar dignidade às pessoas em situação de rua, em Belém. Esse é um dos objetivos do Projeto Banho do Bem, que, em mais uma ação, foi realizado na noite desta sexta-feira (30). Desta vez, a atividade ocorreu na avenida Presidente Vargas, em frente ao prédio dos Correios. O projeto conta com um trailer com dois banheiros. Responsável pelo projeto, o pastor Marcelo Carvalho falou sobre essa iniciativa. “No dia 14 de abril deste ano inauguramos o projeto na Praça do Operário, no bairro de São Brás”, contou. “Foi gratificante vermos dezenas de pessoas sendo beneficiadas com essa ação do bem. Entendemos que solidariedade é se colocar no lugar do outro, e esse sentimento nos impulsiona a fazer o bem sem ver a quem”, afirmou.

Os participantes são aproximadamente 25 voluntários da Igreja Angelim Belém, entre os quais profissionais da beleza. Eles doam parte do seu tempo para essa ação. “O projeto tem por objetivo levar um pouco de dignidade e aumentar a autoestima das pessoas em situação de rua. Na ocasião do banho, eles recebem um kit contendo uma toalha, sabonete, shampoo, pasta e escova de dente. Além do banho, incluímos corte de cabelos masculino e feminino, barba para os homens e sobrancelha para as mulheres”, afirmou.

Legenda (Elivaldo Pamplona / O Liberal)

Ainda segundo o pastor Marcelo, “esse pacote do amor ao próximo sempre encerra com um delicioso lance oferecido a todos. Levamos sempre também uma palavra de esperança e transformação com muito amor, com depoimentos, música e teatro”. Ele informou que são dezenas de pessoas atendidas em cada ação. “Durante duas horas, conseguimos atender uma média de 30 a 40 pessoas. É melhor dar do que receber. Nós nos sentimos muito melhores fazendo do que eles recebendo", disse. “Nós acreditamos que o altruísmo é a maior fonte de dopamina que existe, hormônio da alegria e bem-estar”, acrescentou.

"É revigorante pra quem recebe,  e muito mais pra quem faz”,, diz voluntária

A administradora Roselene Gama é voluntária dessa ação. “É muito gratificante poder levar um pouco de amor aos menos favorecidos, com gestos tão simples, como um banho, um lanche, um kit de higiene, uma palavra de esperança. O que, para muitos de nós, é algo tão  corriqueiro,  o fato de olhar e ver no olho de cada um deles a gratidão  já nos deixa imensamente felizes. É revigorante pra quem recebe, e muito mais pra quem faz”, contou. “Vi uma reportagem no Fantástico (programa da TV Globo) que dizia que a generosidade  libera uma substância no cérebro chamada dopamina. Deve ser isso que significa na Bíblia:  é melhor dar do que receber”, completou.

Alessandro da Silva Serra é engenheiro civil e responsável pela execução e projeto do Banho do Bem. “Para mim, foi um enorme prazer participar desse projeto”, disse. “A Engenharia Civil é um ramo de infinitas possibilidades. Minha vida toda foi executando projetos e sonhos”, contou. Ele acrescentou: “Creio que, quando nós conseguimos utilizar nossas habilidades profissionais para um bem comum, sobretudo dos mais vulneráveis, sem dúvida é algo que nos faz refletir que a nossa trajetória vale a pena. E então cada morador de rua que vejo ter a oportunidade com o projeto Banho do Bem me faz lembrar que se cada um de nós, mesmo em meio a tantas adversidades que temos enfrentado nesse tempo atual, puder olhar para o lado, para estender a mão a quem mais precisa, independente de credo, raça ou classe social...”, afirmou.

Ainda segundo Alessandro, “o amor ao próximo ainda é um dos (senão o maior) remédio para a humanidade. A exemplo de Jesus, que deixou essa máxima como o principal mandamento”. Ele disse que as pessoas podem colaborar com esse projeto doando material de higiene pessoal, toalhas, sabonetes, shampoos, creme e escova dental. “Toda ajuda é muito bem-vinda”, afirmou.

Para ajudar:

Contatos: 98032 0687 / @angelinbelem (Instagram). Colaborações: Banco Itaú (341), Agência 8347, Conta 99893-5. CNPJ: 40.140.361/0001-58 / PIX: 40140361000158. 

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM