Projeto da UFPA realiza roda de conversa sobre saúde mental na pós-graduação

O intuito é criar um espaço de escuta e acolhimento, para os alunos da UFPA, sobre questões emocionais na pós-graduação.

Redação Integrada

Com a pandemia da Covid-19 e suas repercussões, diversas questões emocionais se tornaram ainda mais presentes na vida diária de estudantes universitários. Pensando nisso, o Projeto de Extensão Acolher, da Universidade Federal do Pará (UFPA), irá realizar, no dia 27 de agosto, a 2ª Roda de Conversa on-line sobre Saúde Mental na Pós-Graduação. O intuito é criar um espaço de escuta e acolhimento, para os alunos da UFPA, sobre questões emocionais na pós-graduação. Aos interessados, as inscrições devem ser feitas com o preenchimento do formulário online.

Destinado a alunos de Programa de Pós-Graduação, o Projeto Acolher visa promover ações de saúde emocional, tendo em vista o alto índice de estresse e adoecimentos desses alunos. De acordo com a professora Rachel Ripardo (NTPC/UFPA), participar de rodas de conversa com outros estudantes é uma das formas de compartilhar os estresses diários e, dessa forma, criar estratégias de enfrentamento com base em experiências pessoais e dos colegas.

"Desde que o Projeto Acolher UFPA foi iniciado, o objetivo das rodas de conversa é acolher as demandas relativas à saúde emocional dos alunos, relacionadas à pós-graduação. Assim, é possível criar espaços de escuta e empoderamento, permitindo que os alunos compartilhem seus problemas e soluções similares, cultivando um senso de pertencimento e identificação por parte dos alunos", afirma Rachel Ripardo.

Segundo a professora, ainda que o projeto encontre alguns desafios por estar sendo realizado de forma remota, as rodas de conversas vêm se adaptando cada vez mais à necessidade de isolamento social. E isso é importante especialmente para os alunos de pós-graduação, que se encontram cada vez mais distantes uns dos outros, agora não apenas emocionalmente, mas também fisicamente.

A dinâmica do projeto consiste em incentivar os alunos a participarem da roda de conversa sobre o equilíbrio entre vida social, trabalho e academia nesse período de isolamento social, trazendo suas experiências para compartilhar com o grupo, por meio de um espaço de escuta e acolhimento.

A participação é gratuita e será realizada pela plataforma do Google Meet. Para receber o link de acesso, é necessário o preenchimento do formulário on-line, pois apenas alunos de pós-graduação da UFPA serão acolhidos neste momento.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM