Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Projeto da UFPA faz acompanhamento de pacientes pós-covid-19; veja como ser atendido

O objetivo é poder ajudar a população a se recuperar de maneira multidisciplinar

João Thiago Dias

O Laboratório de Patologia Clínica das Doenças Tropicais (LPCDT), do Núcleo de Medicina Tropical (NMT), da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Projeto “Avaliação Epidemiológica, Clínica e Laboratorial de Pacientes Pós Infecção pelo SARS-CoV-2 na Região Metropolitana de Belém”, em parceria com a Fundação de Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), está realizando o acompanhamento clínico e laboratorial de pacientes que estão na fase pós-covid-19. O objetivo é poder ajudar a população a se recuperar de maneira multidisciplinar. 

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Luisa Carício, muitas pessoas acometidas pela covid-19 não retornam ao estado basal anterior a doença, e acabam apresentando sintomas pós-covid-19, também chamada de covid longa, ou sequelas agudas do pós-covid-19, que é o conjunto de sintomas que persistem ou então aparecem meses após a recuperação da infecção pelo novo coronavírus.

Sequelas

De acordo com a equipe do projeto da UFPA, as sequelas pós-covid-19 apresentam-se em diferentes intensidades para cada indivíduo, sendo por vezes relatadas por alguns mais de uma sequela ao mesmo tempo. Entre os sintomas mais comuns estão: fadiga e dores intensas, fraqueza, falta de ar, déficit de memória e concentração, dores de cabeça, dores intensas, queda de cabelo, distúrbios na pele, distúrbios do sono (insônia), perda de olfato e paladar (duradoura), dores abdominais, náuseas, apetite reduzido, palpitações, diarreias crônicas entre outros.

A equipe conta com médicos especialistas em diversas áreas: biomédicos, farmacêuticos, nutricionista, fisioterapeutas e outros profissionais da área que auxiliam no diagnóstico correto e na condução das melhores escolhas para o caso de cada pessoa. O projeto destina-se a indivíduos maiores de 18 anos de ambos os sexos, residentes na Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Benevides e Castanhal), que foram diagnosticados com covid-19.

Como participar

Os interessados em participar do projeto, inicialmente deverão entrar em contato com o LPCDT pelos números (91) 985245338 (WhatsApp), (91) 32010986, pelo e-mail atendimento.poscovid19nmt@gmail.com ou pelo instagram @LPCDTNMT, para realização de um pré-cadastro.

Posteriormente, a equipe do projeto entrará em contato com os pacientes para obtenção de informações clínicas e adicionais, o qual permitirá agendar a avaliação e consulta com médico especialista, conforme a necessidade apresentada. Após consulta médica, o paciente realizará exames bioquímicos, hematológicos e sorológico, conforme solicitação do especialista (consulta e exames gratuitos).

De acordo com a necessidade, poderá ser incluído em outros serviços ofertados pela UFPA, como acompanhamento fisioterapêutico, nutricional, psicológico, entre outros. Os atendimentos serão realizados no ambulatório do NMT, localizado na Av. Generalíssimo Deodoro, 92 - Umarizal.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM