#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Programação aberta ao público marca os 19 anos do Mangal das Garças nesta sexta (12)

Nesta sexta-feira (12) todos os espaços do Parque, incluindo aqueles cujo acesso é restrito à cobrança de taxa, estarão abertos à visitação pública

O Liberal

No mesmo dia em que Belém celebra seu 408º aniversário de fundação, o Mangal das Garças completa 19 anos de existência e, para comemorar a data, oferece ao público uma programação especial e inteiramente gratuita. Das 8h às 18h, os visitantes poderão explorar os espaços emblemáticos do Parque, incluindo a reserva José Márcio Ayres (Borboletário), o viveiro das aningas, o Memorial Amazônico da Navegação e o Farol de Belém, locais de acesso restrito e condicionado à cobrança de taxa de visitação.

Entre as atividades que estarão abertas à participação do público está o "Momento EcoZoo", projeto de educação ambiental que permite ao visitante conhecer melhor os hábitos e o comportamento de determinadas espécies abrigadas no Mangal. Nesta sexta-feira (12), o escolhido foi o gavião de cauda branca (Geranoetus albicadatus). A programação terá início às 10h15, no anfiteatro, que fica próximo ao Borboletário.

VEJA MAIS

image Filhote de coruja-relógio é novo integrante do Mangal das Garças, em Belém
A pequena coruja, que agora integra a fauna do parque, nasceu em uma área de floresta no município de Itaituba, no sudoeste paraense

image Mangal das Garças recebe novos animais para impulsionar enriquecimento genético
Eles viviam no Zooparque Itatiba, em São Paulo, e agora ficarão em definitivo na capital paraense

image Parque do Utinga: filhotes de tartarugas, tracajás e peremas são soltos na natureza
Ao todo, 27 quelônios foram levados à área do lago Água Preta em uma ação conjunta do Parque do Utinga, Semas e Mangal das Garças

Uma pequena mostra da biodiversidade ao alcance de todos

Inaugurado como um presente à capital em 2005, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças continua a ser um dos pontos turísticos mais simbólicos e belos de Belém. Inserido em uma área de 40 mil metros quadrados, cercada por lagos, vegetação típica e banhada pelo Rio Guamá, o parque abriga uma diversificada biodiversidade, proporcionando um cenário encantador para visitantes locais e turistas.

Atualmente, o Mangal das Garças abriga 42 espécies de animais, sendo reconhecido nacionalmente por seu trabalho com aves, especialmente na reprodução e reabilitação. Destaca-se como o primeiro parque no Brasil a realizar reprodução assistida do Guará, com mais de 40 nascimentos ocorridos em 2023. Além disso, mais de 200 quelônios foram reproduzidos e reintegrados à natureza.

O parque também atua de forma colaborativa com outras instituições brasileiras. No último ano, em parceria com o Zooparque de Itaituba, em São Paulo, o Mangal recebeu dois flamingos e dois cisnes de pescoço preto, enquanto doou 12 Guarás. Diariamente, um grupo de quase 300 garças visita o local para alimentação e cuidados quando necessário.

“Além da reprodução, nós atuamos na recuperação e reabilitação de animais. Em 2023, o parque recebeu cerca de 100 animais com algum tipo de problema, desde fraturas, deficiências e doenças, até traumas decorrentes de episódios como maus-tratos, contrabando e abandono. Destes, 25 permaneceram no parque por falta de condições de retorno à natureza, e os outros receberam atendimento seguido de soltura”, destaca o biólogo Basílio Guerreiro.

O projeto ambiental do parque também se destaca, representando fielmente a Amazônia, com áreas de matas de terra firme, várzea e campos com fauna. Lagos artificiais imitam as curvas dos igarapés e se assemelham aos rios amazônicos, com a presença de vegetação aquática.

A majestosa paisagem do Mangal das Garças pode ser apreciada do alto do Farol de Belém, uma torre metálica de 47 metros de altura com nível de observação em até 27 metros. Do mirante, é possível admirar o contraste entre o Rio Guamá e o centro histórico de Belém, proporcionando uma experiência única ao visitante.

"O Parque cresce a cada dia e se consolida como um ponto turístico. O Governo do Estado e a Organização Social Pará 2000 investem constantemente na manutenção e melhoria do espaço. Atualmente, o Viveiro das Aningas e o Mirante do Rio estão fechados para reforma, mas as aves do viveiro podem ser observadas no espaço temporário construído no estacionamento", informa Ruan Rocha, diretor-presidente da OS Pará 2000, responsável pela administração do Mangal das Garças.

O Mangal funciona de terça a domingo, sempre de 8h às 18h. O visitante também pode contemplar a programação fixa que ocorre diariamente no Parque. Confira:

- Alimentação das Iguanas no caminho para o farol - 8h30

- Alimentação das Tartarugas e peixes no lago - 10h30

- Alimentação das garças no Recanto da Curva: 11h e 17h

- Soltura das borboletas no Borboletário: 10h e 16h (monitorado)

Serviço:

Programação de aniversário do Mangal das Garças

Data: 12 de janeiro de 2024

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM