Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Processo Seletivo Indígenas e Quilombolas tem inscrição até 3 de outubro

A cargo da UFPA, seleção visa acesso a 193 cursos de gradução

O Liberal

Com oferta de duas vagas em cada um dos 193 cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola (PSE I/Q 2023) tem solicitações de inscrição sendo admitidas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico, até as 23h59 do dia 3 de outubro de 2022. 

A UFPA informa que para se inscrever no processo, é preciso comprovar pertencimento étnico na condição de indígena ou quilombola, residente ou não em comunidade indígena (aldeia) ou comunidade quilombola (quilombo). Essa comprovação se dá mediante apresentação original da Declaração de Pertencimento Étnico. Todos os detalhes sobre a documentação necessária estão disponíveis no edital.

Provas 

As provas do PSE - I/Q 2023 serão realizadas nas seguintes cidades do estado do Pará: Abaetetuba, Altamira, Belém, Breves, Castanhal, Cametá e Soure, para candidatos(as) quilombolas; Altamira e Belém, para candidatos(as) indígenas. 

As etapas do PSE - I/Q 2023 serão de uma prova de redação em Língua Portuguesa, prevista para ser realizada em 6 de novembro; e uma etapa de entrevistas individuais, entre 7 e 10 de dezembro de 2022, em que os(as) concorrentes serão avaliados(as) individualmente, conforme calendário a ser divulgado durante o processo.

O Edital do PSE Indígena e Quilombola é resultado do trabalho de interlocução entre estudantes indígenas e quilombolas, por meio de suas Associações, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social ( ADIS), da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) e do CEPS. 

O objetivo é a materialização de ações afirmativas, assumidas pela Universidade como importante política para o acesso - e também a permanência - de cada vez mais jovens oriundos de povos e comunidades tradicionais no ensino superior.

Reoferta 

Uma das novidades previstas para o PSE-Indígenas e Quilombolas 2023 é a realização da reoferta, modalidade que foi novidade no Processo Seletivo 2022 (PS 2022) e que agora também será realizada, de maneira diferenciada, no PSE-IQ. 

A ideia da reoferta é dar a possibilidade de os(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo e não classificados(as) em suas escolhas iniciais optarem por concorrer a uma vaga em outro curso que tenha vagas não preenchidas, disponibilizadas pela reoferta. O processo otimiza a ocupação de vagas em cursos de graduação da UFPA e amplia as possibilidades de entrada dos inscritos na seleção.

Segundo o cronograma das etapas do Processo Seletivo, após o começo das inscrições e a entrega dos documentos, de 8 de setembro a 3 de outubro de 2022, será realizada a análise documental, de 12 a 20 de outubro de 2022; a publicação da homologação preliminar das inscrições no dia 24 de outubro de 2022, com prazo para recursos. O resultado definitivo da homologação das inscrições está previsto para 31 de outubro. Após a aplicação das provas de redação e da etapa de entrevistas individuais, o resultado final é esperado para que os(as) candidatos(as) possam ingressar na Universidade, em 2023.

Serviço:

Edital do Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola (PSE I/Q 2023)

Inscrições: das 14h do dia 8 de setembro de 2022 até as 23h59 do dia 3 de outubro de 2022.

Mais informações, na página do processo .

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM