Prefeitura exibe filme sobre chacinas em Belém

A programação Novembro Negro segue na terça, 9, com atendimento de saúde em terreiros e outras ações.

O Liberal

A Prefeitura de Belém retoma a programação Novembro Negro nesta segunda-feira, 8, com a exibição gratuita do curta-metragem “Poderia ter sido você”, do coletivo Tela Firme, seguido da roda de conversa “Do luto à luta”, no Cine Líbero Luxardo, a partir das 18h30. Na terça-feira, 9, se inicia a ação de atendimento de saúde em terreiros. Os eventos alusivos ao Dia da Consciência Negra se estenderão até 26 de novembro.

O filme relembra as chacinas de jovens negros ocorridas nas periferias de Belém, com depoimentos e encenações. Entre os casos abordados, estão as 11 pessoas executadas na madrugada de cinco de novembro de 2014, em vários bairros, logo após o assassinato de um líder miliciano. Outro caso citado é dos seis adolescentes mortos por um ex-policial militar, em Icoaraci, em 2011.

“O curta-metragem discute a vulnerabilidade que a juventude negra enfrenta perante os agentes de sistema de segurança pública. Quem é que morre e depois se descobre que não tinha antecedentes criminais?”, questiona a titular da Coordenadoria Antirracista (Coant) da prefeitura, Elza Rodrigues. “Nós, negros, somos o público preferencial da polícia. Isso denuncia o racismo estrutural”.

Familiares de vítimas das chacinas participarão da roda de conversa, informa o secretário extraordinário de Direitos Humanos, Max Costa, que promove a exibição do filme em parceria com a Coant. “As vítimas poderiam ser qualquer um de nós, mas são principalmente os negros e os moradores de periferia”, reforça.

Na entrada do cinema será exigida carteira de vacinação com a imunização completa contra a Covid-19.

Data

Em 2011, foi instituído o Dia da Consciência Negra a ser celebrado em 20 de novembro. O objetivo é reafirmar a força e a resistência do povo negro, repudiar a escravidão ocorrida no Brasil (entre 1530 até 1888) e combater o racismo. Com o tempo, esse propósito conquistou maior atenção pública e, hoje, as programações alusivas chegam a alcançar todo o mês de novembro. A data homenageia o líder quilombola Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.

Saúde

O Novembro Negro vai realizar o evento “Atotô, Saluba Nanã: saúde nos terreiros”, por meio do qual a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) prestará serviços de aferição de pressão arterial, consulta de enfermagem, teste de glicemia, teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis, prevenção de saúde bucal, emissão do Cartão SUS e cadastramento das pessoas atendidas nas unidades municipais de saúde dos bairros.

A ação vai acontecer na terça-feira, 9, no terreiro Humkpame Abuke Kwe, de Dona Matilde de Lissá, na Travessa Doutor Moraes, 1.026, em Batista Campos, a partir das 9 horas da manhã. Na quinta-feira, será no terreiro Rundembo N’Gunzo de Bamburusema, de Mametu Muagilè, na Rua Seis de setembro, 72, Terra Firme, a partir das 8 horas. E na sexta-feira, 12, no terreiro Kwe Acè Kpo Hosun Gánìyákú Jokolossy, em Outeiro, a partir das 8 horas.

“Os terreiros têm uma sabedoria ancestral do ponto de vista da saúde. Historicamente, prestam atendimento a todos os que procuram” conta Elza. Os frequentadores desses terreiros e também os moradores dos bairros em que estão localizados poderão buscar o atendimento da programação. Basta apresentar os seguintes documentos: Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade (RG), comprovante de residência e Número de Identificação Social (NIS).

O Novembro Negro realizará também seminários, cursos, ecofeira, show afroamazônico, dança circular, ação de cidadania, mostra de talentos da juventude negra em Mosqueiro, campeonato de capoeira, oficina de produção de chás tradicionais, lançamento literário infantil e outras atividades.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM