Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Prefeitura de Belém quer dobrar números de árvores na cidade

Plano de arborização já iniciou e definiu meta para os próximos quatro anos

Eduardo Laviano

A prefeitura de Belém estabeleceu como meta dobrar a quantidade de árvores na capital paraense. Atualmente, a cidade apresenta 22,4 % de arborização de vias, sendo o último lugar dentre as cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes

O Plano de Arborização atual iniciou com a produção de mudas na Granja Modelo, conhecido também como Departamento de Produção de Mudas, que passou por uma reestruturação na gestão municipal iniciada em janeiro de 2021.

Na Granja estão sendo produzidas milhares de mudas que serão utilizadas em arborização e paisagismo da cidade. As áreas prioritárias e que receberão arborização já foram estabelecidas.

As grandes vias, como as avenidas Perimetral, Centenário, Júlio César e Augusto Montenegro estão na lista inicial de ação. Além delas, outras avenidas e áreas de canais também serão prioridades para receber arborização na primeira fase. 

Após a produção de mudas estar em níveis adequados, o projeto iniciará o plantio.

O plantio em escolas públicas municipais iniciou com a solenidade na Escola Municipal Estelinha Valmont, na Terra Firme, indicando o início das aulas virtuais. Foram plantadas mudas das espécies frutíferas, palmeiras e andiroba. Mudas foram doadas e o plantio prosseguiu nas demais escolas - a ideia é plantar em todas as escolas municipais de Belém.

Desde janeiro, a prefeitura tem trabalhado no diagnóstico do estado das árvores, visando antecipar as quedas naturais com a retirada dos vegetais. O objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) é intensificar cada vez mais as vistorias e podas.

Desde janeiro, caíram 23 árvores, sendo seis mangueiras e 17 de outras espécies, como Ficus, Ipê, Oiti e pau preto). Três quedas, porém, foram em áreas particulares.

A prefeitura afirmou, em nota, que não tem como informar a quantidade de árvores em risco, pois assim que o diagnóstico é feito, elas são retiradas. "O monitoramento ocorre por meio deste diagnóstico que é realizado em todas as árvores da cidade".

Segundo a Secretaria, a população será fundamental para este projeto.

"Cada cidadão será convidado para ser um defensor das mudas de árvores  que serão plantadas na cidade, protegendo as árvores próximas de sua residência e comunicando problemas à Semma", disse também em nota.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM