Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Prefeitura apresenta orientações para instalação de estruturas no percurso do Círio de Nazaré

Instruções foram anunciadas em reunião operacional com veículos de imprensa nesta segunda-feira (5)

Laís Santana

Interessados na montagem de estruturas de pequeno porte (praticáveis), arquibancadas e palcos ao longo do percurso do Círio 2022, devem solicitar a análise do projeto de instalação dos equipamentos até o dia 15 de setembro na Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), órgão responsável pela concessão da autorização. O anúncio foi feito ela Prefeitura de Belém, por meio do órgão municipal, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (5), no Centro Social de Nazaré. 

Participaram da reunião representantes da Seurb, Diretoria da Festa de Nazaré, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), empresas especializadas na instalação de arquibancadas e praticáveis, além de instituições interessadas.

Giselle Scopel, diretora do Departamento de Análises de Projetos e Fiscalização (Deaf) da Seurb, explica que empresas e instituições interessadas em montar estruturas como arquibancadas, palcos e estruturas menores nos dias 8 e 9 de outubro, respectivamente, a Trasladação e a grande procissão do Círio de Nazaré, devem apresentar a Seurb o projeto de instalação e autorizações emitidas por outros órgãos. 

"Para montagem dos praticáveis é necessária análise da Seurb e essa autorização exige um fluxo. O interessado deve apresentar a solicitação ao órgão através de um requerimento com todos os dados técnicos dos responsáveis, cronograma de montagem e desmontagem, autorização também dos órgãos patrimoniais do que couber, como Iphan, Secult, Fumbel, assim como aprovação do Corpo de Bombeiros. Este, após a nossa autorização concedida, fará uma vistoria para garantir que a estrutura foi montada de acordo com a autorização", esclarece. 

A solicitação de análise pode ser feita por e-mail no endereço oficiocirio@gmail.com ou no protocolo geral da Seurb, bem como pelo WhatsApp institucional, no número (91)98417-9424. A expectativa do órgão é entregar as solicitações autorizadas até o dia 20 de setembro para que os interessados possam organizar a montagem e desmontagem das estruturas. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quem ocupar um praticável não autorizado estará passível de multa. Interessados em solicitar autorização ao Corpo de Bombeiros devem entrar em contato através do número (91) 99339-4574 (WhastApp), de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h.

O titular da Seurb, Deivison Alves, ressalta que a autorização é fundamental para garantir a segurança durante as procissões. "Já é conhecido o que se monta durante todo o trajeto do Círio, então cada um vai montar o seu material, se identificando para se saber quem está operando naquele local. Com isso temos também a questão da segurança no quesito de trafegabilidade dos pedestres, que é o que mais pedem para que seja montado nesse espaço. É de fundamental importância que arquibancadas e palcos passem pela autorização e viatória do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, com toda a tramitação das Anotações de Responsabilidade Técnica de operação e execução visando a segurança de quem vai estar no local."

Antônio Salame, diretor coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, pontua que a expectativa é que este ano o número de pessoas que participarão no Círio de Nazaré seja 20% maior do que foi registrado em 2019, último ano em que a festividade foi realizada no formado tradicional. 

"Nós estamos empenhados, não somente a diretoria como os órgãos competentes, trabalhamos no planejamento de saúde, revisão das calçadas, da iluminação, da poda de árvores ao longo do trajeto, além da montagem dessas várias estruturas, é um planejamento muito grande que envolve a aprovação dos órgãos competentes, sem a boa vontade deles a gente não conseguiria aprovar tudo isso em tempo abiu para que tenhamos procissões com segurança e amor fraterno. Que seja um Círio de muitas bençãos", acrescentou. 

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM