Portões são abertos pontualmente ao meio-dia em Belém

No Pará, 753 locais de prova foram preparados para receber mais de 160 mil candidatos

Laís Santana / O Liberal
fonte

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada neste domingo (21), em todo o Brasil.

No Pará, 753 locais de prova foram preparados para receber mais de 220 mil candidatos inscritos. Os portões abriram pontualmente às 12h e fecharam às 13h. A aplicação do exame iniciou às 13h30 e seguiu até às 19h. Em alguns locais de prova foi possível registrar filas antes da abertura dos portões. Alguns alunos tiveram que correr para conseguir entrar nos locais de prova. 

Segundo o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Estado, foram inscritos para a prova impressa o total de 228.570 alunos. Para a versão digital do exame foram registradas 600 inscrições, totalizando 229.170 candidatos. O balanço aponta uma redução em relação ao ano passado, quando foram inscritos 330 mil no Estado. 

Uma das candidatas inscritas é a estudante Eduarda Rodrigues, 17 anos. Ela cursa o 3° ano do Ensino Médio da rede pública de educação e acredita que nos momentos que antecedem a prova é fundamental manter a calma. 

"Eu me sinto preparada, me sinto tranquila. Acho que no momento não cabe a gente ficar nervoso porque tudo que tínhamos para fazer já foi feito. Desistir agora, se desesperar não vale a pena", afirma. 

A jovem conta que recorreu a um curso preparatório e estudou bastante em casa para realizar o exame. “Meu segundo ano foi todo durante a pandemia, eu não tive ensino remoto, mas esse ano eu fiz cursinho, me esforcei e estudei em casa e me sinto preparada, não acho que vai ser uma prova de sete cabeças.”

Para chegar com tranquilidade ao local de prova, Eduarda diz que se organizou com antecedência. “Eu estou me preparando faz algum tempo, deixei tudo organizado desde ontem, não comi nada de estranho para não correr o risco de passar mal, trouxe água, minha comida e minhas canetas, e vim mais cedo para não pegar trânsito e chegar no horário”, relata.  

A estudante foi até o local de prova, no Instituto Federal do Pará (IFPA), acompanhada da mãe, Benedita Kelly. Para ela, é difícil segurar a emoção ao ver a filha entrando para realizar a prova. 

“Nessas horas não dá para segurar a emoção e o nervosismo, mas a gente tenta se controlar para não passar isso para ela. A gente trabalhou muito isso, ela se esforçou demais, foi um ano de luta, ela ficou privada de muitas coisas, principalmente do ensino remoto que não foi o adequado, mas graças a Deus nesse ano de 2021 ela se preparou e agora é esperar pelos resultados positivos”, ressalta.   

No primeiro dia de prova, os candidatos responderam a questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além de fazer a redação, única prova subjetiva do exame. 

Movimentação 

Após uma grande movimentação registrada nos locais de provas do Enem em Belém, desde cedo, o fechamento dos portões foi marcado por tranquilidade, pontualmente às 13h. Contudo, alguns alunos precisaram correr para conseguir chegar a tempo e outros acabaram ficando fora do certame. 

A candidata Karine Pereira Carneiro chegou em cima da hora, mas conseguiu entrar no local de provas na escola Paulino de Brito, na Almirante Barroso, na capital. No Cesep, na Pedro Miranda com Alcindo Cacela, na Pedreira, o portão fechou também no horário. Lá, Miguel André, 59 anos, servidor público, chegou atrasado. "Peguei um ônibus errado que deu toda essa volta e acabou atrasando", lamentou. 

Apoio 

Grupos de estudantes e profissionais que já fizeram provas deram apoio aos candidatos. "Já sabemos como é a preocupação, de horas de prova, depois da preparação do ano todo. Estamos aqui para dar uma palavra de conforto para essas pessoas, que buscam um sonho", justificou Verena Salviano, advogada. Ela faz parte de uma célula da Igreja Quadrangular que atuou na chegada dos candidatos para as provas realizadas este domingo na escola Paulino de Brito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM