Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Ponte de Outeiro é liberada para veículos leves

Após testes realizados na manhã deste sábado (09), o fluxo foi autorizado para cerca de 15 a 20 veículos sendo liberados por vez e simultaneamente

O Liberal

A ponte de Outeiro foi liberada, na manhã deste sábado (09), por volta das 11h25, para passagem de veículos leves – motocicletas, bicicletas, carros e vans, além de pedestres – de forma controlada. Poderão passar sobre a estrutura de 15 a 20 veículos por vez e de forma simultânea. Por enquanto, não está autorizado o fluxo de veículos pesados. A liberação foi feita logo após o teste de pesagem que começou por volta das 9h40 deste sábado. O teste foi acompanhado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica

A previsão inicial para liberar o tráfego era no domingo (10). Sobre o teste deste sábado, inicialmente, quinze carros realizaram a travessia sobre a ponte. Viaturas da Polícia Militar foram as primeiras submetidas à testagem. O secretário de Transportes, Adler Silveira, acompanhou os trabalhos, ao lado de engenheiros responsáveis pela obra. Um equipamento chamado extensômetro está instalado nos pilares da ponte foi responsável por medir a quantidade de peso que a estrutura está recebendo.

Ponte de Outeiro passa por teste de pesagem para definir liberação

VEJA MAIS

Ponte de Outeiro passa por teste de pesagem para definir liberação
O teste teve início na manhã deste sábado (09) e ainda não há previsão para o encerramento. A previsão inicial era liberar o tráfego da ponte para veículos no domingo (10)

"Iniciamos hoje mais uma etapa de liberação aqui na ponte do Outeiro. Nós aumentamos o nível de carga dos cabos de aço que estão sob o tabuleiro da ponte e, com isso, ganhamos o reforço de tonelagens liberadas para garantir a segurança de quem trafega por cima da ponte", explicou o secretário. 

“A partir desse momento, como conseguimos trabalhar no alinhamento da dissipação da força para os pilares da ponte —  e isso foi um trabalho feito com o reforço dos pilares, que já estava no projeto da obra — , a gente consegue avançar com a liberação dos veículos leves no tabuleiro da ponte. Veículos leves de forma controlada. Ou seja, vamos ter, no máximo, entre 15 e 20 veículos sendo liberados por vez, simultaneamente sobre a ponte", detalhou, acrescentando que o teste foi acompanhado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica.

“A gente garante, dessa forma, que tenha segurança para a liberação do tráfego de veículos leves, até vans, motos, bicicletas e pedestres de forma simultânea na ponte. O teste acabou agora, os ensaios realizados foram satisfatórios para o que a gente aguardava como resultado. E, a partir de agora, a gente tem uma nova dinâmica de movimentação aqui na Ponte de Outeiro”, acrescentou o secretário Adler Silveira.

Ele detalhou como será feita a divisão das faixas sobre a ponte para que os veículos possam dividir espaço. “A gente tem a faixa central que vai ser utilizada por veículos e por motos; e uma faixa lateral que será utilizada por pedestres; e a outra faixa lateral que será utilizada por bicicletas”, explicou.

Até a liberação total da ponte, toda a movimentação, bem como o comportamento da estrutura, continuará sendo monitorada. “Nós vamos continuar acompanhando a movimentação, a dilatação, principalmente, de concreto, tanto no calor quanto a contração durante à noite, que é quando o concreto esfria, para que a gente garanta que não tenha nenhum contratempo nessa liberação”, garantiu Adler.

O secretário ressaltou a importância do emprego de fatores de segurança no processo de liberação controlada da ponte. “Nós não estamos elevando a movimentação da ponte ao extremo. Então, nós estamos com fator de segurança. Com isso, a gente garante com que a liberação da ponte ocorra de forma segura, de forma tranquila”.

“Essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado também visando o bem-estar da população. Mas também visando a garantia de emprego, de renda, a retomada nessa época de julho para os barraqueiros e para as praias da Ilha de Outeiro. A obra já está num estágio mais avançado, está seguindo um ritmo adequado e, logo logo, a gente vai poder voltar a ter uma ponte já toda reestruturada, repaginada, com cabos, iguais às pontes que nós temos na Alça Viária”, adiantou o secretário de Transportes.

​​

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM