CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pesquisa com 60 mil testes de covid-19 começa na próxima segunda-feira em Belém

Por meio de live, o prefeito Zenaldo Coutinho informou que a população da capital poderá ser voluntária para a realização de 40 mil testes rápidos e 20 mil testes RT-PCR (biologia molecular)

João Thiago Dias

A Prefeitura de Belém informou que vai começar, na próxima segunda-feira (22), uma pesquisa com a realização de 60 mil testes para covid-19 em vários bairros da capital. Serão 40 mil testes rápidos, que detectam, por meio de amostra de sangue, a presença ou ausência de anticorpos em cerca de duas horas; e mais 20 mil testes pelo método RT-PCR (biologia molecular), cujo diagnóstico é feito em alguns dias, a partir de secreções respiratórias da garganta e do nariz, coletadas por meio de um cotonete (swab).

A informação foi divulgada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, no fim da tarde desta terça-feira (16), por meio de mais uma live sobre medidas de combate à covid-19, na conta dele no instagram. "Compramos 40 mil testes rápidos e mais 20 mil testes swab, que são aqueles que tiram pelo nariz. Temos, agora, 60 mil testes que vamos aplicar numa grande operação de testagem dentro de Belém. E ela começa na segunda-feira", afirmou. 

Segundo o prefeito, as pessoas vão poder se voluntariar para participar da testagem. "Vai ser bem interessante, porque vai ser bem espalhado em toda a cidade, inclusive, as pessoas que quiserem fazer vão se apresentar como voluntárias. Vai ser um grande programa de testagem em um período curto", completou Zenaldo.

A reportagem solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) mais informações sobre onde serão feitos os testes e sobre como a população pode ser voluntária. Assim que houver resposta, o texto será atualizado. 

A aquisição dos 40 mil testes rápidos já tinha sido divulgada desde o dia 27 de maio, também por meio de live do prefeito. Já a aquisição dos 20 mil testes por swab foram anunciados pela primeira vez nesta terça. Ao longo das últimas semanas, Zenaldo reforçou, durante as algumas transmissões, que a ideia é incluir vários bairros e vários setores da cidade nesta pesquisa. 

Segundo o boletim mais recente da Sesma, fechado nesta terça, às 20h, a capital paraense já registrou 16.477 casos confirmados de covid-19, sendo que 13.135 pacientes conseguiram se recuperar e 1.765 vieram a óbito.

Na segunda-feira (15), foram 1.181 atendimentos nos pronto-socorros e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. A Sesma contabilizou 43 internações, sendo 34 por covid-19. Segundo o prefeito, seis dessas internações pela doença foram de casos graves. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM