Parque do Utinga recebe programação especial neste domingo pelo Dia da Floresta

Objetivo das ações é sensibilizar sobre a importância da conservação dos recursos naturais

Natália Mello
fonte

Ações de sensibilização sobre a importância da conservação dos recursos naturais foram realizadas neste domingo (20), no Parque Estadual do Utinga, em Belém. A programação faz parte das comemorações pelo Dia Internacional das Florestas, comemorado nesta segunda-feira, dia 21 de março. O evento contou com a apresentação da banda da Polícia Militar e da banda Frutos do Pará, e se estendeu até às 13h.

“Amanhã, dia 21, comemoramos o Dia Internacional da Floresta. E sabemos o potencial e a grande responsabilidade que esta tem sobre as nossas vidas. E essa inter-relação que existe na floresta, de fauna, flora, solo, águas, ela se torna imprescindível para a qualidade de vida do ser humano. Então, oportunizar à nossa sociedade paraense, um momento desse, dentro de uma área de conservação que é o Parque Estadual do Utinga, sob responsabilidade do Ideflor, nos reforça a importância de aproximar e fazer essa relação da sociedade na responsabilidade da gestão, do cuidado, da proteção e da preservação do nosso meio ambiente”, afirmou a presidente do Ideflor-Bio.

Para Karla, é preciso compreender que, na floresta, a relação com o ser humano também precisa ser respeitada, já que são as ações do homem sobre a floresta que causam toda as mudanças, que voltam com malefícios para o homem. “Então, ter a responsabilidade e a percepção e a compreensão que todos nós temos um papel prescindível nesse processo é fomentado numa ação educativa como essa. Gerar em toda a população do visitante do parque, da unidade de conservação, um sentimento de pertencimento e nesse sentimento de pertencimento também ter a sua participação e contribuição efetiva na preservação”, analisa.

A programação é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e tem ações da Secretaria de Meio Ambiente (Semas), e conta com apoio de técnicos da Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF/Ideflor-Bio) e de grupos organizados da UFRA, do programa de Educação Tutorial em Engenharia Florestal (PET/Florestal), Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (Gesma), formado por acadêmicos da área das Ciências Agrárias e afins, e Grupo de Estudos de Animais Selvagens (Geas).

“Exposições, ações de educação com crianças, vamos estar também proporcionando a própria visita pelas trilhas que nós temos, para que essa interação seja feita e eles possam ter uma percepção mais significativa da sua relação com o meio ambiente”, concluiu.

O secretário da Semas, Mauro O’ de Almeida, destacou, durante apresentação ao governador Helder Barbalho, e à senadora Simone Tebet, pré-candidata à presidência pelo MDB, um resumo do que a pasta executou em ações deste o início dessa gestão, em 2019, e citou algumas iniciativas, como a instituição da Polícia Estadual de Mudança do Clima.

“Nós estamos fazendo grandes pilares, que vão ser o sustentáculo de uma nova economia para o Pará, uma economia de baixo carbono, uma economia competitiva em que a gente possa verdadeiramente crescer com o desenvolvimento sustentável. Esse é o mote. Até o fim do governo vamos entregar o projeto de lei de pagamento de serviços ambientais, o projeto de lei de crédito carbono, o plano estadual de bioeconomia, que são elementos importantíssimos, para a transformação da economia do Pará numa economia sustentável”, destacou Mauro.

Anna Teotônio é estudante de engenharia florestal e participa da programação no espaço montado pela Ufra. Aos 19 anos, ela viu no evento uma oportunidade de falar sober a importância das florestas espécies florestais arbóreas da Amazônia. “Também informamos, aqui no estande, sobre sementes da Amazônia, sobre o impacto do ser humano ao meio ambiente, explicamos sobre a exploração do açaí e impacto reduzido”, pontuou.

A esteticista Sandra Chaves, de 53 anos, foi acompanhar a filha, Suelen, que também faz parte do estande educativo da Ufra. “Minha filha faz faculdade na universidade rural, e desde que ela começou a estudar, penso mais em sustentabilidade. Hoje ela participou aqui e com isso eu procuro conversar melhor sobre esse assunto, passamos a fazer a separação do lixo orgânico e não orgânico em casa, algumas coisas já melhoramos”, disse.

Dia Internacional das Florestas

O Dia Internacional das Florestas foi criado em 1971 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de chamar a atenção para a importância da conservação e preservação dos recursos naturais. Pautado nessa máxima, a intenção do Ideflor-Bio foi alcançar a sociedade com dados e informações sobre a importância das florestas para a manutenção da vida no planeta, reforçando a necessidade de proteger esses ambientes, adotando ações sustentáveis no dia a dia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM