CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Paróquias de Belém homenageiam São Cristóvão na próxima segunda-feira (25)

Santo é considerado padroeiro dos viajantes e dos motoristas

O Liberal
fonte

A Igreja Católica celebra nesta segunda-feira (25) dia de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes e dos motoristas. Na Arquidiocese de Belém as homenagens serão realizadas nas Paróquias Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima) e Nossa Senhora do Ó (Mosqueiro).

A programação na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Rua Antônio Barreto, 2167 – Fátima), começará às 8h, com Santa Missa presidida pelo pároco, Cônego Silvio Trindade. Ao final da celebração terá a tradicional benção dos motoristas, chaves e veículos.

Após a missa haverá a Carreata de São Cristóvão, organizada pelos amigos de São Cristóvão, taxistas e rodoviários que partirá da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, seguindo pelas avenidas Antônio Barreto, Castelo Branco, Governador José Malcher, Assis de Vasconcelos, Boulevard Castilhos França, Presidente Vargas, Serzedelo Corrêa, Gentil Bittencourt, Quintino Bocaiuva, Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso, Cipriano santos, Francisco Monteiro, Silva Rosado, Olaria (antigo curtume), Tucunduba  até a  Igreja Santo Agostinho.

Na Paróquia Nossa Senhora do Ó (Trav. Coronel Carlos Bentes,159, Vila- Mosqueiro), a programação começa às 16h, com a saída da carreata do Portal para Vila e percorrerá as principais ruas do Distrito até a paróquia Matriz de Nossa Senhora do Ó.  

Após a chegada da carreata na paróquia terá bênção dos motoristas, chaves e carteiras. Em seguida o Pároco, Cônego Cristóvão Santos Freitas presidirá a Santa Missa.

Tradição

São Cristóvão é homenageado em Belém desde 1913. A imagem peregrina foi trazida de Portugal e até hoje é usada durante as procissões. A festividade de São Cristóvão era organizada pela União dos Choferes do Pará. Com a extinção do órgão, o Sindicato dos Rodoviários se encarregou de dar continuidade à tradição. Atualmente é organizado pelos Amigos de São Cristóvão.

Em Mosqueiro a devoção a São Cristóvão começou com senhor Sebastião, proprietário da extinta Expresso Beira-dão, após seu falecimento a comunidade deu continuidade às homenagens ao padroeiro dos motoristas.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM