CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Parcerias atestam relevância e qualidade dos conteúdos do Grupo Liberal

Conteúdos digitais em plena expansão e distribuição em múltiplas plataformas: a cara do Grupo Liberal aos 76 anos

Mariana Azevedo

O Liberal é o único veículo de comunicação no Pará a ter projetos aprovados pelo Youtube, pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional do Editores de Revistas (Aner). O programa é uma iniciativa desenvolvida com apoio do Meta Journalism Project, da Meta - empresa proprietária de redes como o Facebook, Whats App e Instagram -, e colaboração do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês).

O projeto Jogo Limpo, em parceria com o Youtube Brasil, por exemplo, possui o intuito de gerar conteúdos que tenham como princípio a qualidade de apuração nas eleições de 2022. No Grupo Liberal, ele deu origem ao Amazônia Check, projeto que checou ao longo da campanha eleitoral as informações dadas pelos candidatos à Presidência da República sobre a Amazônia Legal. A equipe de checagem monitorou as entrevistas, debates e pronunciamentos dos candidatos enquanto ouvia instituições e pesquisadores da Amazônia para fazer a análise das afirmações dos candidatos à presidência em relação à região. Todo o conteúdo gerado foi publicado nas redes sociais do Grupo Liberal, para que os leitores e seguidores pudessem saber o que era verdade ou não nas falas dos candidatos.

"Mais que um produto de notícia, o Amazônia Check é uma expressão tangível do local de fala do jornalismo amazônico na apuração responsável de informações sobre a região. Além disso, ajudou a posicionar o oliberal.com como ponto focal de notícias checadas sobre uma das regiões mais importantes do mundo", disse Carlos Fellip, editor executivo de O Liberal.

Para Daniel Nardin, diretor de conteúdo do Grupo Liberal, abordar questões da Amazônia a partir do olhar de quem mora na região, ouvir e dar voz a pessoas da região Amazônica foi fundamental para a escolha dos projetos.
 
"Ter um lugar de fala muito claro e preciso sobre a região, e falar sobre a Amazônia sendo um veículo da Amazônia, nos credenciou a conseguir essas parcerias que são muito importantes e que tiveram uma boa repercussão não só de conteúdo, mas de audiência e especialmente de relevância junto a diferentes instituições, sendo que algumas delas são muito fortes e importantes, como é o caso da Meta e do Youtube", avalia.

O projeto de transformação digital da Meta (Facebook) selecionou 25 jornais e revistas do Brasil inteiro, incluindo oliberal.com, que foi o único veículo de comunicação do Pará na lista. "Não só temos história como somos consolidados e estamos numa fase de pleno crescimento na área digital. Temos na produção do conteúdo um foco local, mas com uma linguagem universal", complementou Nardin.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM