Paraense terá Natal sem chuva na RMB e litoral e um réveillon chuvoso

Previsão do Inmet para a noite de Natal é de tempo firme na RMB, nordeste e litoral. Já no dia 31, a festa da virada não será ofuscada, mas, a madrugada do primeiro dia de 2024 será de chuva em boa parte do Estado

Eduardo Rocha / Dilson Pimentel
fonte

A noite de Natal para quem mora na Região Metropolitana de Belém (RMB) e nos municípios do litoral nordeste do Pará será sem chuva. Porém, nas demais regiões do Estado (sul, sudeste, oeste e centro) haverá chuva na virada de 24 para 25 de dezembro. Já no último dia de 2023, a maioria das cidades do Pará não deverá registrar chuvas entre 21h do dia 31 e 1h do dia 1º (na passagem de ano), mas a primeira madrugada de 2024 promete ser molhada. A previsão é do Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sediado em Belém. Porém, apesar do clima chuvoso, as temperaturas permanecerão altas em todo o Estado.

Segundo o meteorologista José Raimundo Souza, do Inmet, esse cenário é fundamentado na ocorrência de dois fenômenos: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), ou seja, uma faixa de nuvens de chuva, e o vórtice ciclônico do nordeste, que corresponde à circulação de altos níveis da atmosfera, contribuindo para a formação de nuvens de chuva. Esses fenômenos acabam gerando tempo instável no período da chegada do Ano Novo.

Natal

No Natal (dias 24 e 25), a Grande Belém terá tempo bom durante o dia, com céu parcialmente nublado a nublado e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas no período da tarde. À noite não deverá chover.

A região litorânea, abrangendo Salinas, Marudá, Bragança, Soure, Castanhal e arredores, a previsão é de tempo bom e sem chuvas, com céu parcialmente nublado durante o dia e sol entre poucas nuvens. A noite será de tempo bom.

As demais regiões do estado - sul, sudeste, oeste e centro -, onde ficam cidades como Conceição do Araguaia, Redenção, Xinguara ,Marabá, Itaituba e Santarém, o céu ficará de nublado a encoberto, com pancadas de chuvas e trovoadas no decorrer dos dois dias (24 e 25).

Fim de Ano

No dia 30 de dezembro, a Região Metropolitana de Belém deverá registrar céu parcialmente nublado, com sol entre nuvens durante o dia, evoluindo para nublado com pancadas de chuvas de curta duração no final da tarde. Já no dia 31, o céu estará parcialmente nublado, podendo evoluir para nublado a encoberto, com condições favoráveis a pancadas de chuvas no decorrer da tarde e começo da noite.

"Na virada do ano, o céu estará nublado e sem chuvas, porém há possibilidade de pancadas de fraca intensidade na madrugada", reforça José Raimundo.

No litoral, notadamente nas cidades de Soure, Marudá e Salinas, bem como nos municípios do entorno, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado durante o dia, evoluindo à tarde para encoberto com pancadas de chuvas no começo da noite. A noite será tempo nublado, com ocorrências de pancadas de chuvas de curta duração no começo da noite, e chuvas mais demoradas na madrugada de 1º de janeiro de 2024.

O final do ano também será de chuva em boa parte das regiões. No sul, sudeste e oeste, haverá predomínio de céu parcialmente nublado a nublado, com períodos em que ficará encoberto e sujeito a pancadas de chuvas e trovoadas no decorrer do dia e também da noite.

Temperaturas

No Natal, a Grande Belém deverá registrar máxima variando entre 32.5°C e 34°C, e as demais regiões com 31°C a 33°C. Na passagem de ano, a temperatura mínima em grande parte do Estado vai oscilar entre a mínima de 23°C a 25°C e máxima de 31°C a 34°C.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM