Pará receberá 174 mil vacinas da Sputnik V até julho

Imunizantes fortalecem plano estadual de vacinação

Redação Integrada

O Estado do Pará deverá receber, até o começo de julho, 174 mil vacinas da Sputnik V, imunizante produzido pelo Fundo Soberano Russo, conforme informação anunciada na noite da terça-feira (15). A entrada de 592 mil doses da vacina no Brasil foi autorizada, em caráter excepcional e com restrições, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do Pará, as doses serão distribuídas para os estados da Paraíba, Goiás, Amapá, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Rondônia.

"A autorização da Anvisa é uma conquista importantíssima e mais um passo para que possamos, ampliando a oferta de vacinas, imunizar e proteger a população. É claro que as orientações e condicionantes estabelecidas pela Agência de Vigilância serão cumpridas e nos exigem uma estratégia para que nós possamos, dentro do quantitativo liberado para cada Estado, ter um universo e muito provavelmente fazer em um número mais restrito de cidades. E gradativamente,com a liberação de novos lotes, nós possamos ampliar esta cobertura. É fundamental que nós possamos ter mais vacina, vacina com segurança, vacina liberada e habilitada pela Agência e, consequentemente, com a sua eficácia garantida para proteger a nossa população", enfatizou o governador Helder Barbalho.

Na avaliação do secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho, "a autorização da vacina Sputnik V no Brasil e a confirmação de que o Pará receberá essas doses fortalecem nosso plano de vacinação estadual, pois nos permite ter acesso a mais um imunizante para vacinar mais paraenses e, dessa forma, conter a pandemia".

No início de junho, a Anvisa já havia autorizado a entrada para os estados de Sergipe, Maranhão, Bahia, Piauí, Pernambuco e Ceará, totalizando agora, 928 mil doses que devem ser recebidas no próximo mês. Nesse primeiro lote, a Sputnik V deve vacinar 87 mil pessoas, o que corresponde a 1% da população paraense, pois a remessa, corresponde a primeira e segunda dose.

Vacinação

De acordo com a Sespa, até o momento, o Pará recebeu 3.637.280 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 1.239.440 da CoronaVac, 2.202.450 da Oxford/AstraZeneca e 195.390 da Pfizer, e elas seguem sendo distribuídas aos Centros Regionais de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Segup).

"A logística para o transporte dessa vacina, será semelhante a que já usamos para a distribuição da AstraZeneca, que necessita estar em condições climáticas de 2 a 8 graus", explica Marcus Coura, coordenador de logística da Sespa.  O órgão estuda como será feita distribuição dos imunizantes e quais munícipios devem recebê-los.

Consórcio

Em março deste ano, o governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou em suas redes sociais a assinatura do contrato para a aquisição das doses da Sputnik V, pelos estados da Amazônia Legal. A intenção de compra, no qual também fazem parte os governadores dos estados do Nordeste, previa a aquisição de 3 milhões de doses somente para o Pará. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) foi quem protocolou perante a Anvisa o pedido de autorização para a importação da vacina russa ao Pará.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM