Tradicional encenação da Paixão de Cristo em Canudos é cancelada por causa da pandemia

Será a primeira vez em 37 anos que a comunidade do bairro não acompanhará a produção

Eduardo Rocha
fonte

O Grupo Experimental de Teatro Experimental Aldeato não apresentará o espetáculo “Paixão de Cristo em Canudos” nesta Semana Santa. “Este seria o nosso 37º ano, mas por causa do coronavírus, decidimos não apresentá-lo agora”, declara o diretor do grupo teatral, Aluizio Freitas. A “Paixão de Cristo em Canudos” mobiliza 105 pessoas em cena e mais cerca de 100 na produção.

O espetáculo é tradicionalmente apresentado na quadra da Paróquia de São José de Queluz, na rua Cipriano Santos, no bairro de Canudos. Mas não apenas nesse espaço. A encenação da Via Crucis chegava até as ruas do bairro, assistida por um público bem expressivo, e terminava na rua Américo Santa Rosa, próximo da Francisco Monteiro.

“Nós vínhamos ensaiando desde 15 de janeiro na quadra, na comunidade e na Américo Santa Rosa. Mas, no dia 17 de março, nós conversamos e decidimos suspender os ensaios e, no final de março, decidimos não mais encenar o espetáculo na Semana Santa”, revela Aluizio. Ele conta que os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém e as orientações da Arquidiocese de Belém para se evitar aglomeração de pessoas em eventos e cerimônias pesaram nessa decisão do grupo.

Alterações

Com teor religioso e também com um olhar social sobre os problemas que atingem de perto a população brasileira, em especial, paraense, o espetáculo seria apresentado em pré-estreia nesta quarta-feira (8), às 20 horas, na quadra da paróquia, e, nesta Sexta-Feira Santa (10), às 18h30, na paróquia e na rua. O espetáculo é apresentado apenas uma vez ao público a cada ano, sem cobrança de ingressos. Por causa da pandemia, a programação da Semana Santa da Igreja Católica sofreu alterações, priorizando-se a transmissão ao vivo das missas para os lares dos fiéis.

Desde o ano passado, o grupo Aldeato, da Comunidade Católica Santo Agostinho da Aldeia, de Queluz, em Canudos, conta com o patrocínio do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém para apresentação da “Paixão de Cristo em Canudos”, do boi Catiguria e As Pastorinhas. “Nós pretendemos ainda apresentar esses eventos este ano, mas tudo depende do cenário relacionado à doença no Brasil”, afirma Aluizio Freitas.
Este ano, os organizadores da “Paixão de Cristo em Canudos” tinham como estimativa de um público de cerca de 15 mil pessoas, que acompanhariam as três horas e meia de duração do evento.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM