Os desafios das sociedades contemporâneas são discutidos em seminário promovido pela UFPA

Evento fortalece a Iniciação Cientifica e conta com a participação de bolsistas, docentes e conferencistas nacionais

Laís Santana
fonte

A Universidade Federal do Pará (UFPA), deu início, na tarde desta segunda-feira (7), as atividades do XXXIII Seminário de Iniciação Cientifica (33º Seminic), realizado no Centro de Eventos Benedito Nunes. Com o tema “Democracia, Civilidade e os Desafios das Sociedades Contemporâneas'', o evento será realizado até o dia 11 de novembro, no formato semipresencial, reunindo bolsistas de iniciação cientifica, docentes e servidores técnico-administrativos, além de conferencistas convidados. Anualmente, o Seminic apresenta o resultado dos trabalhos de bolsistas vinculados a Programas de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) desenvolvidos na UFPA ao longo dos últimos 12 meses. 

"Em todos os lugares a Iniciação Cientifica é a base da formação cientifica, onde nós começamos a preparar os jovens para o trabalho mais avançado em ciência e onde se revela talentos que depois se mostram grandes pesquisadores, que ajudam o país a avançar em diversas áreas do conhecimento. Este programa tem sido, no Brasil, central para construção do sistema de pós-graduação que hoje é um sistema muito abrangente e de qualidade muito elevada. Então, a Iniciação Cientifica para nós é uma das iniciativas mais fundamentais da universidade, tanto para qualificarmos o ensino de graduação como para possibilitar termos uma pós-graduação de qualidade", avaliou Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA. 

Tourinho ressalta ainda que o trabalho feito pelo Pibic merece todo reconhecimento, sobretudo nos últimos anos, para a valorização da formação cientifica na Amazônia. "É um trabalho feito com muito sacrifício e dedicação porque as condições não são as condições ideais, a gente vem sofrendo cortes de verbas e dificuldades na execução dos projetos de pesquisa, então, as pessoas que estão hoje apresentando o resultado de pesquisas de qualidade são pessoas que merecem nosso maior reconhecimento. Nos alegramos por estarmos conseguindo avançar produzindo ciência na expectativa de que as coisas possam efetivamente melhorar e que possamos andar mais rapidamente para a construção de uma grande e forte estrutura de ciência na Amazônia."

Só em 2022, a UFPA contou com 1.267 bolsistas entre o Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Iniciação Científica do Ensino Médio (Pibic Ensino Médio) e o Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (Prodoutor). Além desses programas, há ainda o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic), que promove a realização de atividades produzidas pelos alunos de graduação que não possuem bolsas.

Programação

A Conferência de Abertura do Seminic contou com a participação do psicanalista Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, que falou aos participantes sobre as "Epistemologias Críticas no Cenário Brasileiro". "São todas as formas de reconfigurar a relação clássica de conhecimento, quanto uma relação abstrata de um sujeito e um objeto, em qualquer espaço e tempo, em qualquer época. As epistemologias críticas envolvem o feminismo, quanto a Teoria Neocolonial, quanto o pós-Marxismo, as chamadas epistemologias do sul, que vão dizer basicamente o seguinte: 'esse sujeito do conhecimento, clássico, por que ele é sempre branco? Sempre de matriz europeia? Por que ele pensa e tem narrativas que acabam subalternizando outras formas de saber'. Nós estamos em um momento de revisão, inclusive, da nossa relação com o conhecimento, um momento de recivilização", detalhou Dunker. 

O conferencista revelou estar "agradavelmente surpreso" com a qualidade dos discursos e a valorização da Iniciação Cientifica sentida durante visita a UFPA. "É um pouco impactante porque há hoje um discurso bastante forte de desqualificação daquele que quer ser pesquisador, então, eu vejo aqui uma verdadeira reunião de heróis", avaliou Christian Dunker. 

Os próximos dias de eventos serão destinados às apresentações de trabalhos ligados a uma das três grandes áreas que vão compor a programação: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; Ciências da Vida; e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, premiados nos editais do Prêmio Horacio Schneider (Destaque na Iniciação Científica da UFPA e Pibic Verão). "O aluno que faz Iniciação Cientifica será um profissional mais bem formado ao final da sua graduação, é aquele aluno que vai ingressar rapidamente no mestrado e depois no doutorado porque ele tem uma base de ciência. Eu não abro mão dessa linha de pensamento de que a Iniciação Cientifica é o coração da excelência da instituição", destaca professora Iracilda Sampaia, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA. 

Ao final do Seminic, no dia 11 de novembro, será realizada a reunião da Propesp com o Comitê Externo de Avaliação do Pibic para a avaliação do seminário pela plataforma Google Meet. A reunião é um protocolo habitual e uma das exigências do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq), para a manutenção do fomento à instituição. A programação pode ser conferida com mais detalhes pelo site seminariopibic.ufpa.br

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM