Ópera do Theatro da Paz apresenta o espetáculo 'Dia Abreise' com sessão especial para custodiados
Espetáculo será apresentado pelo III Curso de Formação em Ópera do Theatro da Paz
Dando continuidade na programação especial de reabertura do Theatro da Paz, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado e Cultura (Secult), hoje (30), serão realizadas duas sessões da ópera Die Abreise, do compositor Eugen D’Albert, também com cantores do III Curso de Formação em Ópera do teatro. A primeira apresentação, às 16 h, será exclusiva para custodiadas e custodiados do Sistema Penal. A segunda, às 20 h, será voltada ao público em geral.
Segundo o diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo, a ópera tem um gostinho especial por fazer parte do projeto Sons da Liberdade. O projeto apresenta atividades que passam a ser realizadas nas unidades penais, nas áreas de música, teatro e cenografia. “Nossos custodiados produziram o cenário da ópera, as custodiadas produziram os figurinos e além disso, vão ter uma sessão especial só para eles se sentirem ainda mais parte desse espetáculo”, explicou.
“Depois de um ano e meio de portas fechadas, temos tido essa oportunidade de reabrir as portas do Theatro da Paz, com todos os protocolos de segurança. E entendemos que mais do que nunca, nós vimos a necessidade da cultura enquanto todos estavam trancados em suas casas, vimos a carência dos teatros, cinemas, shows. A cultura alimenta a alma. Então percebemos essa sede nas pessoas de voltar a consumir a cultura presencialmente, voltar a participar desses momentos de interação, dessa troca com os artistas”, afirmou o diretor.
Para evitar aglomerações, serão distribuídas senhas para o público em geral a partir das 16h. A partir das 18h começará a distribuição dos ingressos para aqueles que estiverem com a senha e o Da Paz abrirá as portas as 19h. A Ópera Die Abreise é resultado do III Curso de Formação em Ópera do teatro e composta apenas de um piano, ela tem uma proposta mais curta e simples do que óperas maiores.
Para a soprano da Ópera, Kézia Andrade, participar de um espetáculo como esse é motivo de muita honra. “Eu achei linda essa ideia de poder inserir o universo da arte dentro do sistema penitenciário, porque você pode levar algo que não é acessível a eles. E mais, eles se sentem parte disso. O mundo inteiro gosta, aplaude, então eles se sentirem úteis dentro desse trabalho é maravilhoso. A ópera é construída a partir dos pequenos detalhes e não apenas por quem canta”, relatou.
“Para nós enquanto artistas poder fazer parte desse projeto é uma grande honra. A expectativa ainda é maior pelo fato dos custodiados estarem presente, acompanhando nossa apresentação, será muito emocionante para eles e para nós enquanto artistas. A preparação da ópera começou ano passado, íamos fazer a gravação no final de 2020 mas tivemos que abortar devido a pandemia do novo coronavírus. É uma obra alemã que conta a história de um triângulo amoroso mas transmitida de forma leve e cômica, vai ser lindo”, concluiu.
Agende-se!
Ópera Dia Abreise
Data: 30/08
Hora: 16h (custodiados e agente prisionais) / 20h (público em geral)
Local: Theatro da Paz
Ingressos: Serão distribuídas senhas as 16h e os ingressos as 18h
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA