Ônibus pega fogo na Doca: Bombeiro diz que motorista agiu rápido e não houve vítimas
Ônibus e carro de passeio foram atingidos pelo fogo

A tarde de quinta-feira (09) foi um grande susto para passageiros de um ônibus da linha Ananindeua – Presidente Vargas (Águas Brancas), da empresa Barata Transportes, que trafegava pela avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, em Belém. Na esquina com a travessa Boaventura da Silva, o coletivo pegou fogo, sendo consumido pelas chamas. Ninguém ficou ferido. O ônibus foi completamente destruído pelo incêndio, outro carro de passeio que estava estacionado na Boaventura também foi atingido. A fumaça preta espessa pôde ser vista de longe.
O incêndio no ônibus começou pelo motor, na parte dianteira do veículo. Ao perceber que o carro estava com problemas e apresentava fumaça, o motorista pediu para que todos descessem. O condutor Joel Padilha conta que tentou combater as chamas com um extintor junto com outro passageiro que prestou ajuda, mas não foi o suficiente para evitar que as chamas se espalhassem.
“Peguei o extintor e ainda consegui apagar, mas acabou o extintor. O cobrador ainda tentou conseguir outro, mas o fogo se alastrou. Estávamos com cerca de 30 pessoas, o que eu pude fazer eu fiz. Ninguém se machucou. Acredito que foi na parte elétrica”, detalhou.
VEJA MAIS
Após todos terem deixado o coletivo e as chamas se alastrado, o ônibus explodiu. Óleo diesel se espalhou pela pista. Segundo testemunhas, a fumaça podia ser vista de longe, cobrindo parte da via. Por causa do incêndio, o trânsito ficou lento na avenida Visconde de Souza Franco, uma das principais vias de Belém. As causas do incêndio ainda não foram definidas. O veículo deve passar por perícia para identificar o que provocou o fogo.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel) informou em nota que "o veículo estava com a manutenção preventiva em dia e em plenas condições de circulação, seguindo todos os protocolos exigidos para o transporte público."
Ainda de acordo com a Setransbel, as causas do incidente estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. A operação da linha segue normalmente, com o veículo já substituído por outro de reserva. Não houve registro de feridos, e as chamas foram controladas com o apoio do Corpo de Bombeiros.
Um carro Hyundai I30, cinza, que estava estacionado na esquina da Boaventura da Silva com a Visconde de Souza Franco, também foi atingido pelas chamas. A parte traseira do carro de passeio foi totalmente destruído.
O tenente Luciano do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) informou que a ação rápida do motorista para que todos saíssem do veículo foi fundamental para evitar qualquer fatalidade. “Ônibus teve perda total, mas graças a Deus não houve vítimas. Segundo o motorista foi a parte elétrica, mas vamos aguardar a perícia”, enfatizou.
O comerciante Cláudio Paes estava no ônibus no momento do ocorrido. Ele tentou ajudar o motorista a conter as chamas, mas eles não imaginavam as proporções que o incêndio iria tomar. “Inclusive, nós ajudamos com uma mangueira para tentar apagar o fogo, com o extintor, mas não deu, foi muito rápido e então resolvemos nos afastar”, disse.
O Superintendente da Defesa Civil de Belém, Vítor Magalhães, explicou que o órgão isolou a área e guardou o perímetro para a perícia. “A atitude do motorista de parar quando escutou o barulho, essa atitude resguardou a vida das pessoas e agora é o momento de perícia para que possamos fazer essa vistoria, vamos fazer a retirada da carcaça e a equipe de zeladoria fazer a lavagem.”
Parte do bairro do Reduto ficou sem energia. Equipes da concessionária Equatorial estiveram no local para trocar a fiação para restabelecer o serviço.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA