CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ônibus de Belém: abertura de licitação para o transporte público ocorrerá nesta terça (7)

Edital foi relançado após nenhuma empresa apresentar interesse na concessão da exploração do transporte público de Belém

O Liberal
fonte

Nesta terça-feira (7), ocorrerá uma nova abertura dos envelopes com propostas de empresas ou consórcios interessados em participar do processo de licitação do transporte público coletivo de Belém. O aviso de licitação de concorrência n° 14/2022–Semob foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), no início do mês de janeiro. O critério de escolha da empresa responsável pelo transporte será o da menor tarifa.

Está será a segunda vez que a abertura de envelopes acontece. A primeira, em 26 de dezembro de 2022, quando não houve apresentação de propostas e o certame foi considerado deserto, ou seja, não houve nenhum interessado em participar da concorrência. Como não houve impugnação do edital, a norma legal vigente estabelece que deverá ser republicado.

VEJA MAIS

image Transporte rodoviário fica 31% mais caro; Belém teve a maior alta
Além da alta do combustível, a desvalorização do real também tem pressionado o preço das passagens

image Moradores denunciam redução da frota de ônibus em bairros de Belém
Nos conjuntos Satélite e Maguari, há poucos ônibus para atender a comunidade; em período de chuva a falta de ônibus se torna um problema ainda maior

image Mototaxistas protestam contra o transporte oferecido por aplicativos em Marabá
Para a categoria, o transporte de passageiros em motos, oferecido por aplicativos, não tem amparo legal para atuar na cidade

Modernização

A reabertura do edital foi anunciada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, por meio de uma rede social. “Nosso objetivo é modernizar o transporte na capital, garantindo respeito, transparência e segurança aos passageiros”, escreveu prefeito.

O edital prevê a execução dos serviços por seis anos, com possibilidade de prorrogação, em regime de exclusividade, e de participação de consórcio de empresas. As concessionárias também serão responsáveis pela exploração e manutenção dos Terminais e Estações do BRT.

Os usuários terão acesso ao sistema de informações e poderão acompanhar o itinerário do veículo e o tempo de chegada nas paradas de ônibus. Além disso, nos primeiros dois anos, 20% da frota deverá possuir ar-condicionado.

image Usuários de transporte público denunciam parada de ônibus com indícios de contaminação em Belém
O local apresenta entulho, lixo espalhado e um vazamento de água há cerca de um mês

image Frota de ônibus de Castanhal está sucateada e secretário diz que é a pior crise do transporte
População pode ficar sem os coletivos

image Estudantes da Ufra denunciam falta de transporte público no período da noite
Segundo informações, os ônibus param de circular em torno das 21h, deixando os alunos sem meio de transporte para voltar às suas casas

A frota de veículos contará também com monitoramento por meio de câmeras de segurança em seu interior. Os veículos terão ainda sistema de rastreamento e serão monitorados em tempo real pela Semob.

As empresas ou consórcios interessados deverão apresentar propostas de execução do serviço à Prefeitura. Além da proposta, a situação jurídica de cada empresa será analisada para verificar se está apta a participar da licitação. 

Processo licitatório

De acordo com a Coordenadoria Geral de Licitações da Prefeitura de Belém, se na nova abertura dos envelopes houver propostas, elas serão recebidas na sessão, na Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), e encaminhadas para análise técnica sobre documentação e itens de cada proposta. Essa análise técnica deve levar até duas semanas, quando será divulgado o resultado, com prazo para recursos, de modo que o resultado final do processo possa sair ainda na primeira quinzena de março. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM