CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Museu Goeldi: saiba como conferir, de graça, pesquisas no Museu de Portas Abertas

Público vai poder conferir trabalhos no Parque Zoobotânico e no Campus de Pesquisa da instituição

O Liberal
fonte

Quem gosta de saber, em especial, sobre assuntos da natureza em plena Amazônia, pode comparecer ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), no centro de Belém, nesta quinta (3) e sexta-feira (4), para, sem pagar ingresso, conferir as atrações no Parque Zoobotânico. Nos dias 23 e 24 deste mês, será a vez do Campus de Pesquisa. A iniciativa faz parte do projeto Museu de Portas Abertas. Assim, a população terá contato direto com os trabalhos de pesquisa da instituição mediante atividades programadas, em especial para estudantes, abrangendo as áreas de Botânica, Ciências da Terra, Ciências Humanas e Zoologia, além de projetos de divulgação científica desenvolvidos pelo setor de Educação do Goeldi.

O projeto Museu de Portas Abertas retorna às atividades presenciais, logo após o Goelid ter comemorado em outubro 156 anos de funcionamento. Sob a coordenação do Serviço de Educação do MPEG, o evento busca aproximar a ciência do público, procurando despertar de forma lúdica o interesse e curiosidade sobre as diferentes áreas do conhecimento com as quais o Museu Goeldi trabalha.

Circuito

Este ano, por exemplo, os participantes terão oportunidade de visualizar um circuito extenso de conhecimento na área botânica e entender a importância da conservação da flora amazônica. Pesquisadores e bolsistas irão demonstrar diferentes métodos de investigar as plantas, apresentando pesquisas desenvolvidas nos laboratórios de Propágulos e Mudas, Anatomia Vegetal, Etnobotânica, Ecologia, Briologia, Micologia e Óleos Essenciais. 

O circuito na Botânica termina com pinturas, jogos, brindes e exposição de fotos. As atividades educativas provocam com títulos curiosos, como: “O universo paralelo dentro das plantas”, “Plantas: as seguranças do solo”, “O multiverso das plantas”, “O que os frutos escondem?”, “O voo das sementes”, “Olhando as plantas pelo avesso”, De onde vem a madeira?” e “Plantas que curam”.

Os pesquisadores das Ciências da Terra farão visitas guiadas no módulo Origens da exposição Diversidades Amazônicas, em exibição no Parque Zoobotânico, explicando o que são fósseis, a sua importância, o que já foi encontrado na Amazônia e como esse conhecimento é aplicado em diferentes áreas. 

Já no Campus de Pesquisa, a equipe das Ciências da Terra oferece a Oficina “Moldando o passado da Terra: uma experiência na construção de réplicas de fósseis”.

A Coordenação de Ciências Humanas terá atividades com foco na diversidade de cultura material encontrada pelos estudos arqueológicos e também na riqueza de línguas indígenas faladas na Amazônia.

A Coordenação de Zoologia fará demonstrações de diversos métodos de coletar os insetos, que é o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Mas se o seu interesse é focado nos Vertebrados, vem que tem, também. Terás oportunidade de conhecer diferentes grupos de vertebrados.

Educação museal

A chefe do serviço de educação do Museu Goeldi, Ana Cláudia Silva, explica que o Museu de Portas Abertas - MPA é uma “ação de educação museal, que foi proposta e coordenada pela educadora Helena Quadros (falecida na pandemia), para envolver profissionais da educação, pesquisa científica e representantes de comunidades paraenses que atuam em parceria com o Museu Goeldi”.

Espera-se como resultado do Museu de Portas Abertas a ampliação da percepção da importância e impacto da pesquisa na vida das pessoas e também o papel de instituições como o MPEG no estudo e na elaboração de políticas públicas para a conservação da Amazônia. “Queremos mostrar os resultados dos 156 anos de pesquisa na Amazônia e as atividades desenvolvidas com e para a população da Amazônia”, completa Ana Cláudia.

No Campus de Pesquisa ainda serão apresentados acervos do centenário Arquivo Guilherme de La Penha, onde está localizado a Coleção Fotográfica da instituição, o que permite aos participantes um mergulho nas histórias da pesquisa da Amazônia. E esse mergulhar se completa no trajeto da Biblioteca Ferreira Penna, onde haverá Exposição de Obras Raras e do Mapa Etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes, produzido pelo etnólogo Curt Nimuendajú, obra tombada pela UNESCO como memória do mundo.


Museu de Portas Abertas -  A programação do Museu de Portas Abertas faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação”. Com o intuito de incentivar o aprendizado e divulgar a pesquisa científica na Amazônia.

 

Serviço | Museu de Portas Abertas 2022

Data: 3 e 4 de novembro.

Hora: 9h às 12h e 14h às 16h30.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém – PA).

 

Programação

COORDENAÇÃO DE BOTÂNICA - COBOT

Laboratório de Propágulos e mudas (LBPM) e Laboratório de Anatomia Vegetal (LAVEG)

Atividades

- As plantas sentem

- O “Universo paralelo” dentro das plantas

- Plantas: as seguranças do solo

- O multiverso das plantas

- O que os frutos escondem?

- O voo das sementes

- Olhando as plantas pelo avesso

- De onde vem a madeira?

Jogos

- Solte a sua imaginação!

- Área instagramável

Data: 03 e 04/11

Horário: Manhã e tarde

Responsáveis: Ely Simone Cajueiro Gurgel; Monyck Jeane dos Santos Lopes; Olívia Domingues Ribeiro; Wendell Vilhena de Carvalho; Zelina Ataíde Correia; Antônio Pedro Costa Bastos; Evellyn Garcia Brito; - Ila Nayara Bezerra da Silva; Beatriz Silva Santiago; Juliane da Silva Carvalho; Géssica Elaine Azevedo Fernandes; Cristini da Silva Fonseca; André Filipe Costa Silva; Reynaldo Azevedo Santos

 
Laboratório de Etnobotânica

Atividades: Plantas que curam

Data: 03 e 04/11

Horário: Tarde

Responsáveis: Pedro Glécio Costa Lima; Diana Joy dos Santos Fonseca; Edivandro Ferreira Machado


Laboratório de Ecologia

Atividade: O Homem e a natureza

Data: 03 e 04/11

Horário: Tarde

Responsáveis: Maria Fabíola Gomes da Silva de Barros; Pedro Paulo Lobato Vilhena Filho

 
Laboratório de Micologia

Atividade: Fungos e plantas: uma parceria de sucesso

Data: 03 e 04/11

Horário: Manhã e tarde

Responsáveis: Helen Maria Pontes Sotão; Josiane Santana Monteiro; Dheanny Karyne Braz Silva; Vitória Pinto Farias; Miriely Cristina dos Santos Ferreira; - Marinete Sardinha; Samuel Figueiredo de Souza


COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS DA TERRA E ECOLOGIA - COCTE

Atividade: Apresentação de fósseis e sua importância através do espaço expositivo

Data: 03 e 04/11

Horário: Manhã e tarde

Local: Espaço da Exposição Diversidades Amazônicas do Centro de Exposição Eduardo Galvão (Parque Zoobotânico) - Sala Origens

Responsáveis: Maria Inês Feijó Ramos; Renato Raphael Ferreira; Luiz Felipe Aquino; Lorena Araújo; Yuri Friaes

 
COORDENAÇÃO DE ZOOLOGIA - COZOO

Atividade: Demonstração de Métodos de Coleta de Insetos

Data: 03 e 04/11

Horário: 9 às 12h e 14 às 17h

Responsáveis: José Pena & Fernando Braga

 
Atividade: Apresentação de espécimes de vários grupos taxonômicos de vertebrados e invertebrados

Data: 03 e 04/11

Horário: 9 às 12h

Responsáveis: Fernando da Silva Carvalho Filho


COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS - COCHS

Atividade: Explicação sobre a riqueza linguística da Amazônia

Data: 04/11

Horário: 14 às 17h

Responsáveis: Carla Daniele Nascimento da Costa

 
Atividade: Explicação sobre a ciência da arqueologia

Data: 04/11

Horário: 09 às 12h

Responsáveis: Alcemir Aires / Helena Lima   


COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO - COCEX

Serviço de Educação - SEEDU/COMUS

Atividade: Apresentação de exemplares da Coleção didática Emília Snerthlage:

Data: 03 e 04/11

Horário: 9 às 12h e 14 às 17h

Responsáveis: Neuza Freire; João Santos; Gabrielle Quinto; Samanta Lameira; Rayana Silva; Bianca Vicente

 
Atividade: Demonstração de Kits e Jogos do Clube do Pesquisador Mirim, área Paleontologia

Horário: 9 às 12h

Data: 03/11

Responsáveis: Luiz videira e Alcemir aires e Doriene Monteiro    

 
Flora e Fauna - SEPZO/COADM

Atividade: Demonstração de enriquecimento de ambientes com animais. Apresentar formas como os ambientes são preparados para a melhor adaptação dos animais. 

Data: 03 e 04/11

Horário: 9 às 12h

Responsável: Tatiana Figueiredo

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM