CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sesma confirma nova etapa de vacinação contra gripe dia 16 de abril: veja como

Idosos se queixam da dificuldade para tomar vacina. Sesma oferece serviço a casos especiais por telefone

Dilson Pimentel
fonte

Muitas pessoas idosas reclamaram que não estão conseguindo tomar a vacina contra a gripe. Alegam que a vacina não está disponível nos postos de saúde. Outros relatam as dificuldades de sair de suas casas para serem imunizados. Algumas dessas pessoas entraram em contato com a redação integrada de O Liberal para expor essa situação e pedir a orientação e a ajuda da imprensa. São cadeirantes, pessoas que  estão acamadas, doentes. Há, ainda, aquelas com de dificuldade de locomoção.

Na quinta-feira passada, havia a informação, divulgada na imprensa, sobre o retorno da vacinação.  E, entre os 32 locais citados, os estacionamentos dos shoppings, para que as pessoas pudessem ser vacinadas dentro dos carros. Na tarde daquele dia, um senhor 82 anos foi levado, pelo filho, para ser imunizado. Ele mora na Cidade Nova, em Ananindeua. Eles estiveram em quatro shoppings. Mas nenhum deles estava funcionando como posto de vacinação.

image Campanha é retomada dia 16 em Belém (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Meta alcançada e mais vacinas dia 16


Sobre esse assunto, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) garantiu que atingiu e superou a meta de vacinação da gripe para idosos e profissionais da saúde em Belém em apenas cinco dias de campanha. Foram vacinadas 161.330 pessoas acima dos 60 anos, ultrapassando a meta de 131.517 idosos. Já nos profissionais da saúde, a meta era de 42.583 e foram imunizadas 54.107 pessoas.

Portanto, acrescentou a Sesma, a vacinação contra a gripe está nas doses finais referentes ao primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde. Quem for do público-alvo desta primeira etapa (idosos e profissionais de saúde) e ainda não se vacinou, deve aguardar a segunda etapa da campanha que inicia no dia 16 de abril e terá os mesmos postos de vacinação da primeira etapa.

A Sesma também ressaltou que a quantidade de vacinas é fixada pelo Ministério da Saúde para cada município, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Serviço por telefone a casos especiais 


Na última quinta-feira (9) o Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS) da Sesma informou que oferece o serviço de vacinação contra a gripe para idosos acamados e pessoas com dificuldade de locomoção, que fazem parte do público-alvo da campanha. Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes telefones: (91) 3184-6110 ou (91) 3184-6127

Ainda segundo a Sesma, pessoas acima de 60 anos e que, por algum motivo, deixaram de se vacinar, podem procurar, a partir do dia 16 de abril, as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Sobre esse mesmo assunto, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou "que a logística de vacinação domiciliar é  uma das estratégias de vacinação executada pelas secretarias municipais de Saúde".

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM