Motociclista desmaia em abordagem da Guarda Municipal

Ação ocorreu na manhã deste domingo (22) na avenida Almirante Barroso

Redação Integrada

Um motociclista desmaiou após uma abordagem da Guarda Municipal e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) na avenida Almirante Barroso, em Belém, na manhã deste domingo (22).

Em vídeo gravado por testemunhas, um dos guardas envolve o pescoço do motociclista com o braço em um mata-leão, enquanto outro agarra o homem pelo braço e o imobiliza. Após ser asfixiado, ele desmaia e outros dois guardas e um agente da Semob o retiram da motocicleta. O homem cai no chão, desmaiado, e tem o corpo estendido pelo grupo na pista do BRT. Um dos guardas retirou o capacete do motociclista. Confira:

Procurado pela reportagem, o motociclista disse que ainda está "traumatizado" e pediu para falar com a Redação Integrada de O Liberal somente amanhã (22). Ele é entregador do delivery de um restaurante e prefere ainda não ter o nome divulgado pois, segundo ele, quer proteger a família. Ele informou que está com muita dor na garganta por conta do spray de pimenta utilizado pelos guardas. O motociclista tem asma e desde que inalou o spray está se sentindo com falta de ar e com dificuldades para falar. 

Abordagem da Guarda Municipal gerou lesão em motociclista, que foi socorrido por uma ambulância após desmaiar (Divulgação)

Em nota, a prefeitura informa que Guarda Municipal de Belém estava realizando uma fiscalização conjunta com a Semob, para inibir a circulação de veículos não autorizados nas pistas do BRT, com o objetivo de evitar acidentes. Afirma, ainda, que o motociclista se recusou a sair do veículo. De acordo com a prefeitura, o prefeito Zenaldo Coutinho, ao tomar conhecimento do fato, determinou que o caso fosse apurado O motociclista foi socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento e em seguida foi liberado.

Guarda Municipal diz que dará 'transparência' aos fatos


​A Guarda Municipal de Belém e a Prefeitura de Belém se pronunciaram mais uma vez sobre o caso no início da tarde desta terça (24), mas ainda não deram detalhes sobre o resultado da apuração, prazos ou sobre as providências a serem tomadas após o episódio de domingo.  

Em nota, o comando da Guarda Municipal de Belém confirmou que recebeu a categoria nesta terça de manhã, e disse que "dialogou com os membros" do ato que foi levado até a sede da corporação. 

"Diante dos fatos relatados durante a conversa buscou-se o consenso e o entendimento. Ainda durante a reunião foi protocolado pelo comando da corporação, Guilherme Freitas, na corregedoria que também estava presente na reunião, um documento para a apuração dos fatos ocorridos. A GMB se comprometeu com a transparência dos fatos e ressalta que está aberta ao diálogo", disse a Guarda Municipal de Belém. 

Participaram da reunião o comando da GMB, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), o setor jurídico,  a Corregedoria da Guarda Municipal de Belém e membros das categorias que fizeram o ato esta terça.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM