Morre Nazaré Athayde, coordenadora de imunização da Sesma

A enfermeira foi responsável por campanhas de vacinação que erradicaram diversas doenças infectocontagiosas no Pará e em outros estados no Brasil

Camila Azevedo e Gabi Gutierrez
fonte

Morreu neste sábado (16) a enfermeira e coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) Nazaré Athayde, aos 79 anos. Ela ficou conhecida como uma das maiores referências em saúde pública do Brasil. O velório acontece neste domingo (17), no palácio Antônio Lemos, em Belém, e o enterro será em um cemitério particular, às 15h.

Nazaré estava com câncer no pâncreas. Segundo familiares, a doença foi descoberta de forma tardia. Ela estava internada desde o dia 15 de outubro em um hospital no centro de Belém e foi transferida para outro, teve alta, mas passou mal e faleceu. A enfermeira deixa um filho, marido e onze irmãos.

Victor Athayde, filho de Nazaré, considera que o legado da mãe é de muito aprendizado para a saúde pública local e nacional. “Foram quase 55 anos se dedicando a salvar vidas. E ela salvou tantas com essa questão da vacinação, que vai servir de exemplo para muitas pessoas”.

“Ela é querida do jeito que ela é. Ela foi condecorada por três presidentes da República, não foi à toa, foi por causa que, desde lá de trás, ela plantou um amor que hoje todos estão colhendo. Ela conseguiu passar pela pandemia. A nossa capital foi a cidade que mais vacinou do Norte e isso é importantíssimo. É uma das capitais que mais vacinaram também dentro do Brasil e tudo aqui é mais difícil de chegar”, completa Victor.

Na última quinta-feira (14), Nazaré foi homenageada pela Sociedade Paraense de Infectologia durante a abertura do IX Congresso Norte/Nordeste de Infectologia, realizado na capital paraense. Na ocasião, ela foi representada por Victor, que recebeu a homenagem em nome da mãe. 

Perdemos uma das mais importantes profissionais da imunização, diz prefeito de Belém

Nas redes sociais, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), lamentou a morte de Nazaré. “Uma das partícipes da criação do SUS no início dos anos 90, teve uma carreira brilhante, comandando em vários níveis a política de imunização, contribuiu com países africanos, e latino-americanos, e no Brasil era uma grande referência”.

“No dia 14, eu a visitei no Hospital Guadalupe, e ela estava absolutamente consciente, acompanhada de seus filhos, contudo, ontem veio a falecer. Quero expressar minha solidariedade enquanto cidadão belenense, na condição de prefeito, agradecer à doutora Nazaré, por sua vida dedicada a salvar vidas”, completou Edmilson.

Também nas redes sociais, a Sesma homenageou a vida de Nazaré. “Nazaré dedicou incansáveis anos de sua vida à proteção da nossa população, atuando até seus 79 anos com compromisso, competência e amor à vida. Seu legado será eterno, marcado pela dedicação à ciência e pela inspiração deixada a todos que com ela conviveram”.

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará também lamentou e manifestou solidariedade e pesar pelo falecimento do enfermeira Nazaré Athayde. "Neste momento de dor e consternação, o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, em nome do Plenário da Autarquia e de todos os profissionais de enfermagem do estado, expressa condolências aos familiares e amigos", declarou o Conselho em nota publicada nas redes sociais.

Trajetória

Nazaré Athayde era professora aposentada da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e foi uma profissional condecorada por três presidentes da República. A enfermeira foi responsável por campanhas de vacinação que erradicaram diversas doenças infectocontagiosas no Pará e em outros estados. 

Além disso, Nazaré tem um histórico de atuação internacional, ajudando a desenvolver agendas de imunização na África, Haiti e outros países que fazem fronteira com o Brasil. A atuação dela se estende em diversas instituições, como a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Unesco, além de parcerias com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Bio-Manguinhos e o Ministério da Saúde. 

Sua trajetória está intimamente ligada à história do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao desenvolvimento do Programa Nacional de Imunizações. Nazaré continuava à frente do Programa de Imunizações da Sesma, em Belém, onde sua experiência e dedicação são fundamentais para o avanço das políticas públicas de saúde.

Ajudou a criar o SUS

"Perdemos uma das mais importantes profissionais da imunização", afirma o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Ele ressaltou, que Nazaré Atayde teve uma carreira brilhante, comandando em vários níveis a política de imunização, contribuiu com países africanos, e latino-americanos, e no Brasil era uma grande referência na saúde pública brasileira, inclusive, participou da equipe que ajudou a implantar o Sistema Único de Saúde (SUS) no país. 

"Durante a Covid Nazaré Atayde participou como coordenadora da política de imunização e continuava trabalhando conosco na Sesma quase aos 80 anos de idade, de modo muito ativo, dedicação absoluta e sempre colocando sua sabedoria técnica e sua dedicação a salvar vidas, a proteger nossa população em primeiro lugar", enfatizou o prefeito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM