Moradores do Guamá são atendidos pelo Programa Territórios pela Paz

O Guamá é o 6º bairro a receber o programa do Governo do Pará

Dilson Pimentel

O Guamá, que, em maio deste ano, registrou uma chacina, recebeu, na manhã desta segunda-feira (23), o Programa Territórios pela Paz.

Bairro mais populoso da capital, o Guamá é o 6º bairro a receber o programa do Governo do Pará que visa combater a criminalidade e potencializar as ações sociais, tornando o Estado presente em áreas de vulnerabilidade. "O programa  chega no Guamá com choque operacional, com as polícias Civil e Militar fazendo operações de repressão", disse o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Primeiro, o choque operacional. Depois, a aproximação da Polícia com a comunidade e, em seguida, os serviços sociais no bairro.

Ele lembrou da chacina no bairro. "O Guamá passou este ano por uma situação lamentável, mas esclarecemos o fato muito rapidamente e a população percebeu isso", afirmou.

Comandante da Polícia Militar, coronel Dilson Jr. disse que nos cinco bairros onde já ocorreu o programa houve a redução efetiva da criminalidade, principalmente os casos de roubos e homicídios.

O secretário Ualame, o coronel Dilson Jr e o delegado Marco Antonio Duarte, da Polícia Civil, destacaram a importância da população. A comunidade pode ajudar fazendo denúncias para o 181. A pessoa não precisa se identificar.

Na primeira etapa de implantação todas as instituições do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS) estarão empenhadas para estabelecer o primeiro ciclo do programa que é o choque operacional. Haverá a atuação das policias civil e militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, entre outros órgãos.

A presença das forças policiais permanecerá no bairro promovendo, também, o policiamento de aproximação com a população. Os Territórios pela Paz já somam mais de 130 projetos envolvendo mais de 30 secretarias e órgãos públicos do Estado, que trabalham de forma conjunta.

A chegada do reforço policial cumprirá um calendário até alcançar os sete bairros elencados para integrar os Territórios pela Paz. O programa já alcançou os bairros da Cabanagem, Benguí e Terra Firme, em Belém; Nova União, em Marituba; e Icuí, em Ananindeua. Dia 16 de outubro o projeto chegará também ao bairro do Jurunas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM