CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores de Marituba vivem drama com via cheia de buracos e lama

Estrada da Pirelli, em péssimas condições, deixa comunidade do entorno refém

Dilson Pimentel
fonte

Moradores reclamam da buraqueira e da lama na estrada da Pirelli, em Decouville, no município de Marituba. Essa via dá acesso, por exemplo, ao conjunto Santa Clara, que é o final da linha dos ônibus que atendem essas comunidades. Eles já realizaram protestos, pedindo melhorias para aquela área. Veículos transitam com dificuldade pela estrada da Pirelli. Pedestres padecem com a falta de infraestrutura da via. As crianças que vão para a escola pisam na lama e, segundo os moradores, chegam sujas no colégio.

A dona de casa Waldenice Teixeira, 41, mora há oito anos no "Santa Clara". Ela citou a dificuldade de transporte, causada pela buraqueira, e lembrou a situação das pessoas que saem de casa de madrugada para trabalhar e enfrentam dificuldade para chegar em seus locais de serviço. "É uma decadência. Já tem mais de mês assim", disse. "Eles fazem uma raspagem, jogam aterro e, não demora, tá uma buraqueira de novo", afirmou. "As crianças chegam sujas na escola porque têm que atravessar pela lama", disse a moradora. "Os ônibus ficam enterrados (na lama). É um sofrimento", acrescentou a doméstica Tereza Barbosa, 54 e que há 13 anos mora na estrada da Pirelli, no conjunto Beija-Flor. "Quando chove, cai moto, cai criança. É horrível", afirmou.

Tereza disse que os funcionários da prefeitura jogam aterro na estrada. "A chuva vem. E, não demora muito, eles vão embora. 'Enterra' carro e eles esquecem de novo. Tem é que asfaltar", disse. Na manhã desta terça-feira (2), homens e máquinas da prefeitura local começaram a realizar serviços na área. Moradores esperam que os serviços sejam definitivos e não paliativos.

Em nota, a Prefeitura de Marituba informou que, no dia 27 de março, os moradores que promoveram uma manifestação pedindo melhorias reuniram-se com os técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano para tratar sobre suas reivindicações. Eles, então, liberaram a estrada da Pirelli. "Cumprindo com o combinado, as equipes da Seidur já estão no local fazendo limpeza de valas, alinhamento e o empedramento das crateras para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. Quando o inverno amazônico cessar, vamos iniciar a pavimentação asfáltica da via", garantiu, em nota, a Prefeitura. E acrescentou: "Vale ressaltar que sempre fizemos manutenções nesta via. Contudo, existe uma polêmica sobre a responsabilidade da estrada da Pirelli, permanecendo a dúvida se a estrada pertence ao município ou ao Estado".
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM