CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores da ilha de Cotijuba reclamam de falta de segurança e saneamento

Relatos apontam assaltos constantes e ruas abandonadas sem limpeza

João Thiago Dias / Com colaboração de Pablo Costa
fonte

Moradores e visitantes da ilha de Cotijuba, em Belém, denunciaram falta de segurança e de saneamento na área. Quem precisa se ausentar de casa teme possíveis arrombamentos, que estariam se agravando pelo número insuficiente de policiais. Relatos apontam que ruas estão em situação de abandono com mato crescendo sem controle e lama tomando conta em dias de chuva. Uma das queixas afirma que só há limpeza contínua nas férias. 

SEGURANÇA

A assistente social Maria Dalva, 46, teve sua casa invadida por criminosos. "Aqui está muito perigoso. Quase toda semana uma casa e arrombada. A minha, por exemplo, foi arrombada quando eu fui para Belém. Tive um prejuízo avaliado em cerca de R$ 500. O vizinho suspeitou da ação e me avisou por telefone. Mas, infelizmente, nós não podemos contar com o apoio da polícia", reclamou.

Segundo ela, a quantidade de agentes de segurança não é suficiente para a dimensão da ilha. "Apenas quatro policiais em uma única viatura. Se você for assaltado aqui, o jeito é recuperar por conta própria ou ficar no prejuízo, que foi o meu caso. Para registrar um boletim de ocorrência, precisa atravessar para Belem e ir até à seccional de Icoaraci, sendo que tem uma delegacia aqui. Um absurdo!", criticou.

SANEAMENTO

No carnaval, muitos visitantes reclamaram da situação e ficaram receosos com o perigo. "Todos que viraram pra cá estavam reclamando. Segurança zero", disse Maria Dalva. 

"Quando chove, fica tudo só lama. As ruas estão todas tomadas por mato alto e lama. Não podemos contar com a prefeitura porque eles só fazem a limpeza no mês das férias, quando a ilha recebe muitos visitantes", afirmou.

Muitos residentes acabam recorrendo à limpeza por conta própria, mas é comum que necessitem contratar serviços que chegam a custar R$ 70. "Geralmente, essa limpeza é feita de 15 em 15 dias. No final do mês, o orçamento fica apertado. O único lixo recolhido pela prefeitura é o lixo domiciliar, duas vezes por semana", garantiu.

O cozinheiro Raimundo Santos, 32, visitou a ilha neste fim de semana e ficou frustrado. "Falta limpeza nas ruas. Estão todas abandonadas cheia de mato e lama. Isso acaba sendo um visual desagradável para a ilha. O poder público deveria zelar mais por este local", sugeriu.

AVALIAÇÃO

Em nota, a Prefeitura Municipal de Belém informou que, com relação ao mato, uma equipe de serviços urbanos da Administração Regional de Outeiro (Arout) será deslocada até Cotijuba para avaliar a situação e prestar os serviços necessários. 

"Com relação ao lixo, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que as ações de coleta de lixo domiciliar são realizadas normalmente conforme a programação. A Prefeitura pede o apoio dos moradores da ilha, para que não descartem lixo em via pública", esclareceu a nota.

A Redação Integrada de O Liberal entrou em contado com a Polícia Militar do Pará, mas não houve resposta sobre o efetivo que resguarda a segurança na ilha.

DELEGACIA INTINERANTE

Na última quinta-feira (14), das 8h às 18h, na ilha de Cotijuba, a Polícia Civil do Pará promoveu o projeto “Delegacia Itinerante”, que visa para prestar serviços à comunidade com registros de boletins de ocorrências e orientação jurídica, além de realizar fiscalizações nos principais bares da localidade. 

As equipes policiais realizaram, ainda, a apuração de denúncias feitas pela população local em relação ao tráfico de drogas e assaltos a embarcações na região, conhecidos popularmente como "pirataria". O projeto tem também como objetivo implantar futuramente uma base da Polícia Civil na Ilha.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM