Moradora relata medo durante vendaval que destelhou casas em Mosqueiro
O forte vento foi registrado na tarde de domingo (4)

O forte vendaval que destelhou várias casas em Mosqueiro, distrito de Belém, deixou os moradores em estado de pânico. Nesta segunda-feira (5), Kelly Sousa, de 31 anos, que teve a casa atingida pelo forte vento, relata o susto ao tentar proteger os filhos no momento em que o teto da residência foi levado pelo fenômeno. A moradora foi uma das pessoas que recebeu acolhimento e o auxílio da Prefeitura.
“Foi por volta das 15h15, quando tudo começou, foi muito rápido. Fechou o tempo, eu entrei para tomar banho com o meu filho e começou a chover. Saímos do banho e começou o vento forte, um vento que a gente pensou que ia ser normal, mas começou a girar de todos os sentidos. Foi só o tempo da gente correr para tentar sair de casa, quando o vento fechou a porta e a única coisa que eu consegui abraçar foram os meus filhos e tentar proteger para que nada acontecesse”, relembra a moradora.
Kelly conta que teve medo, pois ainda não tinha presenciado uma ventania semelhante. “Tudo veio caindo… árvore, vento levou o telhado da minha casa como se fosse um pedaço de papel. A gente não consegue nem explicar. Durante eu morar aqui, há 12 anos, nunca tinha visto acontecer isso. Na verdade, em toda a minha vida, eu nunca tinha visto acontecer isso. Toda a minha existência a gente vê acontecendo com as outras pessoas e não imagina que vai acontecer com a gente. É algo que eu não desejo a ninguém. É um sentimento horrível”, diz.
Segundo a moradora, o mais importante no momento é que toda a família está bem. “A gente dormiu e acordou com esse choque. A ficha não caiu ainda de ver a minha casa assim. Nesse exato mês, a gente estava fazendo um ano que conquistou e acabou de pagar essa casa. Mas tudo vai dar certo. O importante é que ninguém se feriu. Apesar de toda a gravidade e da perda total da minha casa, ninguém se feriu, nem as crianças, nem eu, nem meu esposo”, afirma Kelly Sousa.
Auxílio
Kelly é uma das 150 pessoas, de 40 famílias, que será beneficiada com o auxílio concedido pela Prefeitura de Belém após o vendaval que destruiu vários telhados de residências em Mosqueiro. Uma equipe da Defesa Civil esteve, nesta segunda-feira (5), na área onde os imóveis foram atingidos e realizou o levantamento dos danos e das pessoas que irão precisar do auxílio.
O prefeito de Belém, Igor Normando, esteve no local e afirmou que todas as pessoas afetadas terão assistência para garantir as moradias. “A gente veio não só prestar solidariedade, mas também trazer benefícios do estado e do município para as famílias que tiveram as suas casas destelhadas, os muros danificados e perderam o que tinham nesse vendaval que aconteceu. Estamos todos juntos em uma grande frente, Estado e município, para garantir que essas famílias tenham seu lar restaurado. São 150 pessoas que vão ser beneficiadas, 40 famílias que tiveram as suas moradias danificadas e que agora, nessa parceria, vão garantir com que cada um possa recuperar o seu direito de morar e ter uma moradia digna para sua família”, declarou.
Junto com o prefeito, estavam os representantes do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança de Ordem Pública do município (SegBel), Cohab e a Defesa Civil do município.
Ventania
A forte ventania atingiu, principalmente, imóveis do bairro Maracajá, causando prejuízos aos moradores na tarde de domingo (4). Árvores caíram nas ruas, gerando pânico entre as famílias da área. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram vários moradores nas ruas após a ventania. As pessoas relatam o susto ao presenciarem a força do vento e mostram as casas sem parte dos telhados. Várias famílias ainda perderam eletrodomésticos que foram atingidos após a queda dos telhados.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA