Ministério da Infraestrutura acena positivamente à criação de parque no Aeroclube
Espaço com mais de 900 mil metros quadrados pode virar espaço público de lazer em Belém

O Ministério da Infraestrutura sinalizou positivamente à cessão da área onde hoje funciona o Aeroclube do Pará, no bairro da Sacramenta, em Belém, para que seja tranformada em área pública de lazer. A confirmação foi dada após reuniãio realizada na noite desta quarta-feira (24), em Brasília (DF).
O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, e o vice, Lúcio Vale, reuniram-se com o ministro Tarcísio Gomes, na capital federal, e apresentaram o pleito. A ideia do Executivo estadual é que o espaço, que soma mais de 900 mil metros quadrados, seja incorporado à urbanização de Belém, por meio de um projeto a ser discutido com a sociedade paraense.
Pousos e decolagens passam ao Val-de-Cans
De acordo com o governador, o Estado se comprometeu a viabilizar a transferência das atividades aeroportuárias, hoje realizadas no Aeroclube, ao Aeroporto Internacional de Val-de-Cans - de modo que a área possa ser utilizada para um outro fim. O projeto proposto envolverá novos equipamentos de urbanismo e atenção a estrutura de cultura e lazer.
"A nossa ideia, inclusive, é abrir uma consulta pública para apresentação de projetos variados e que a própria sociedade escolha o que vai ser feito ali. Sem dúvida, é um espaço grande e que pode agregar muito à urbanização da nossa capital", explicou Helder Barbalho.
A cessão da área do Aeroclube ao governo do Estado é um tema que vem pontuando discussões junto ao governo federal há algum tempo. Personalidades como o conselheiro Nelson Chaves, decano do Tribunal de Contas do Estado (TCE), têm defendido a proposta de construir, no local, uma área pública, como uma praça ou um parque.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA