Maré alta não deve coincidir com chuvas de maior intensidade nas ilhas de Belém

Prefeitura de Belém alerta para riscos de eventuais alagamentos nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e região das ilhas nestas quarta (15) e quinta-feira (16), mas chuvas devem reduzir intensidade no fim de semana

João Thiago Dias

Alerta divulgado pela Prefeitura de Belém na semana passada indica que a maré alta poderá ocasionar alagamentos nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e demais ilhas da capital nesta quarta (15) e quinta-feira (16). Contudo, de acordo com o 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (2º Disme/Inmet), não deve haver maiores impactos, já que as chuvas intensas devem dar uma trégua até o fim da semana.

Nesta quarta, segundo o alerta divulgado para as ilhas, a maré alta pode atingir 3.5 metros a 1h34 da madrugada e 3.3 metros às 14h34. Na quinta-feira, a maré atinge o ponto mais alto também na madrugada - 3.4 metros às 2h34 - e início da tarde - 3.3 metros às 15h26.

"Não há mais previsão de chuva intensa nesta semana, apenas chuvas isoladas e sem intensidade. O dia deve seguir encoberto e nublado. Apenas do próximo domingo em diante é que as chuvas fortes devem voltar", explica o coordenador do 2º Disme/Inmet, José Raimundo Abreu. "A chuva que caiu nesta terça-feira do meio-dia até por volta de 14h30, em Belém, foi bem menos intensa do que o previsto", acrescentou. 

Ações para redução de impactos

Em nova nota divulgada nesta terça-feira, a Prefeitura de Belém destacou algumas ações desenvolvidas pela Defesa Civil Municipal para reduzir os impactos nesse período de chuvas, especialmente junto à população que reside próximo aos pontos críticos de transbordo de maré. 

De acordo com a Defesa Civil, marés de 3.3 metros são consideradas de nível alto, mas só se tornam de risco quando coincidem com chuvas fortes. Para alertar a população quanto a possíveis danos, o órgão faz o monitoramento da tábua de marés e atua na prevenção de acidentes ocasionados por enchentes.  

Já a Secretaria de Saneamento (Sesan) reforça as ações de limpeza de canais e desobstrução de bueiros em toda a cidade para facilitar o escoamento da água das chuvas durante a maré alta. O serviço de dragagem e limpeza manual é feito o ano inteiro para reduzir os transtornos causados pelas chuvas nas áreas próximas a canais.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM