CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mangueira desaba na avenida Brás de Aguiar, em Belém

A mangueira caiu na manhã desta terça-feira (20)

Vitória Reimão
fonte

Na manhã desta terça-feira (20), uma mangueira caiu na avenida Comandante Brás de Aguiar, na esquina com a travessa Benjamin Constant, no bairro de Nazaré, em Belém. A árvore tombou em frente a um prédio, na calçada. A mangueira é considerada jovem e a queda ocorreu por conta das raízes estarem superficiais. Por conta disso, as raízes mais profundas, que dão a sustentação a árvore, não se desenvolveram, segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Moradores também dizem que a Equatorial Pará esteve no local para realizar o corte de troncos. Os restos das árvores estão tombados em cima de fiações elétricas, bem próximo ao poste de energia. No momento em que a árvore tombou no local, os galhos da árvore estavam sustentados por cabos dos postes. A população local também informou que a árvore caiu no horário das 8h. 

O morador Edson Moraes estava no local quando a mangueira tombou na calçada e alega que o problema poderia ser evitado. "É como eu sempre digo, tem órgãos responsáveis e competentes para fazer esse tipo de manutenção, mas não vejo realizando esse trabalho, porque, aparentemente, era um vegetal saudável, mas as raízes estavam superfíciais", disse. 

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) informou que não foram acionados para esta ocorrência. 

O chefe da Divisão de Arborização da Semma, Francisco Matias Junior, esteve no local e informou que a árvore é jovem e de médio porte. "Nós nos deparamos com a mangueira tombada. A árvore é jovem, de médio porte e, pela análise técnica prévia, constatamos que ela obteve pouco desenvolvimento de raízes superfíciais, o que prejudicou a sustentabilidade da mangueira. Não tivemos ocorrência de vento forte ou de forte chuvas, foi uma queda natural", explica. 

Já o comunicado enviado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), diz que realiza o serviço de retalhamento, para supressão de árvore nova de médio porte da espécie mangueira. "Ninguém ficou ferido. Nem houve danos materiais a terceiros. De acordo com a análise inicial, a queda foi causada por enraizamento superficial no solo, ou seja, a raiz não se aprofundou o suficiente para garantir a sustentação do vegetal", ressalta. 

"O diretor de Áreas Verdes Públicas da Semma, Kayan Rossy, explica que esse tipo de problema não é incomum, uma vez que a mangueira não é uma espécie nativa e não se adaptou completamente ao solo de Belém", comunicou o órgão. 

A Equatorial Pará informou, por meio de nota, que árvore caiu sobre a rede de telefonia e que não há clientes sem o fornecimento de energia elétrica no local. "A empresa direcionou duas equipes para auxiliar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) no serviço de poda", disse. 

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador de Cidades)
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM