MENU

BUSCA

Mais de mil voluntários da Assembleia de Deus viajam para Melgaço em missão humanitária

A ação que envolve centenas de voluntários visa a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social e econômico do município

Rosivaldo Almeida / Especial para O Liberal

Uma caravana com mais de mil membros da Assembleia de Deus viajou no início da noite desta segunda-feira (13) para o município de Melgaço, no Marajó. O grupo vai participar do Impacto Missionário em Melgaço, missão humanitária que pretende reduzir o índice de pobreza na região. Em 2010, o município amargou o pior índice de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, com nota 0,418 - em uma escala de 0 a 1 -, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A reportagem acompanhou o embarque do grupo em um porto na Av. Bernardo Sayão, no bairro do Jurunas, em Belém. A expedição reúne pastores, líderes de missões com família, jovens e adolescentes e profissionais de diversas áreas como medicina, odontologia, assistência social, psicologia, nutrição, educação. A missão também inclui profissionais autônomos como costureiras, pedreiros, padeiros.

Antes da missionários voluntários partirem, foram saudados com muita música por um grupo de músicos da AD Estrada Nova. Clássicos assembleianos foram entoados, deixando os tripulantes em constante animação. A previsão é que a caravana chegue em Melgaço na manhã desta terça-feira (14). 

IBGE

De acordo com o IBGE, 15% da população com mais de 15 anos não sabe ler ou escrever em Melgaço. Além disso, apenas 3,9% da população tem alguma ocupação formal, sendo 53 empresas empregando formalmente somente 1.108 pessoas. 

Por isso a igreja Assembleia de Deus, que completa no dia 18 de junho, 111 anos, está levando voluntários para gerar renda, estimular a economia local e ofertar cursos e workshops profissionalizantes.

Belém