Mais de 70 mil pessoas são esperadas nos cemitérios da Grande Belém no feriado de Finados
Prefeituras já estão desenvolvendo trabalhos de revitalizações nos cemitérios. Porém, as prefeituras não fazem estimativas mais específicas devido à pandemia.

As prefeituras de Belém e Ananindeua já iniciaram os serviços de limpeza e manutenção nos cemitérios, como roçagem, retirada de entulho e lixo nas alamedas e arredores de sepulturas. Além disso, a Secretaria Municipal de Urbanismo de Belém (Seurb) informa que vem vistoriando e reforçando a manutenção da iluminação pública nas principais ruas de acesso, nos arredores e no interior dos cemitérios que estão sob a administração da Secretaria, o de Santa Izabel (Guamá) e São Jorge (Marambaia). Somente na capital, mais de 65 mil pessoas são esperadas em apenas duas necrópoles públicas.
Com as medidas sanitárias mais brandas e o avanço da vacinação, a expectativa de público é alta para este feriado de Finados. A Seurb espera, para este ano, em torno de 45 mil visitantes no cemitério Santa Izabel e 20 mil no cemitério São Jorge. Para isso, a secretaria irá agir em conjunto com as secretarias de Economia (Secon), Superintendência Executiva de Mobilidade (Semob), Ordem Pública, Guarda Municipal de Belém, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para fiscalizar e orientar a população a evitar aglomerações nas necrópoles e prevenir contra a covid-19. Porém, a prefeitura ainda hesita em dar alguma estimativa de visitas.
Por ser um período intenso de visitação nos cemitérios, a Seurb solicita que o público antecipe as visitações para evitar aglomerações no Dia de Finados, assim como faça uso de máscaras e mantenha o distanciamento social. O diretor do Departamento de Necrópoles (Dane) da Seurb, Lucas Farias, afirma que o objetivo dos serviços é deixar o ambiente mais digno e humanizado para os visitantes. "É um mutirão de limpeza muito importante, não só na aparência, mas implica, também, no tráfego e na acessibilidade de visitação", pontua.
ANANINDEUA - Em Ananindeua, os serviços estão sendo feitos por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), nos cemitérios São Sebastião, Cidade Nova VIII e Girassol. A iniciativa ganhou um reforço da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que autorizou 25 custodiados do projeto Conquistando a Liberdade para somar ao trabalho dos agentes. Cada dia trabalhado, conta na redução da pena dos custodiados.
"É uma parceria de mão dupla. Tem o atendimento de nossas demandas e eles acabam também sendo beneficiados. Os custodiados colaboram com o trabalho de 10 egressos que um dia foram do projeto Conquistando a Liberdade. Foram absolvidos e através do programa Fábrica Esperança, receberam capacitação e qualificação profissional. Hoje, estão inseridos no mercado de trabalho. É uma virada de página na vida de todos os participantes", explica Marisa Lima, Secretária da Semcat.
Para a titular da Semcat, Marisa Lima, o objetivo dessas ações é para que as pessoas tenham um local acolhedor para prestar as homenagens. "Permite que as famílias que vão visitar os túmulos dos seus entes queridos, encontrem um espaço limpo e seguro para prestarem suas homenagens", conclui.
MOSQUEIRO - Os cemitérios da ilha de Mosqueiro também passam por processo de revitalização. A ilha possui três cemitérios, sendo o maior deles o São José, localizado na Vila, com 3.530 sepulturas; o segundo é o cemitério Santa Maria, em Carananduba, com 2.263; e conta também com o São Odorico, na Baía do Sol, com 742 sepulturas.
Os serviços realizados nos três cemitérios foram de roçagem, coleta de entulhos e pintura do muro. A Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), também está realizando o recadastramento das pessoas que possuem as chamadas “sepulturas perpétuas”.
“O objetivo do recadastramento é criar um banco de dados inédito sobre os proprietários, evitando assim, o abandono dos espaços. Para realizar o recadastramento é necessário apresentar o título de propriedade da sepultura, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do titular. O atendimento na Agência Distrital é de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h, e vai até o dia 20 de dezembro deste ano”, explica a diretora do Departamento de Necrópoles da Agência Distrital, Heloisa Andrade.
(Karoline Caldeira, estagiária sob a supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA