Mais de 20 mil testes rápidos de Covid-19 já foram realizados em Belém pela prefeitura
Os exames oferecidos visam fazer um monitoramento do novo coronavírus na cidade
Quase 24 mil pessoas já fizeram os testes rápidos para Covid-19 oferecidos pela Prefeitura de Belém (PMB) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) na capital paraense. A primeira etapa, que contemplou 22.243 pessoas acima de 15 anos, foi realizada de 13 a 31 de julho e está em processo de análise de dados. A meta era de 30 mil testes, mas 7.757 pessoas que haviam marcado o exame não compareceram.
A segunda etapa das testagens começou no dia 10 de agosto. O programado era que encerrasse no dia 21, mas foi prorrogada até o dia 28 pela baixa procura, principalmente nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Benguí. Essa fase é direcionada a crianças e adolescentes de seis a 14 anos. Do total de testes oferecidos (3 mil), apenas 1.748 foram feitos. Para os testes restantes (1.252), profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Outeiro e Unidades Municipais de Saúde (UMS) do Bengui, Carananduba, Maracajá, Icoaraci, Maguari e Tapanã farão busca ativa pelo público menos alcançado, seguindo faixa etária, localidade e sexo.
O 'Monitoramento da COVID-19: Um estudo epidemiológico por testagem amostral' feito pela Sesma em Belém tem como objetivo estimar, por meio da aplicação de Teste Rápido para a detecção de anticorpos (IgG/IgM) contra o vírus SARS-CoV-2, o número de pessoas que já entrou em contato com o vírus na cidade. A ideia é que os dados ajudem a gestão municipal a adotar novas estratégias de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA