CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Madeireiro é preso após subtrair madeira apreendida pelo Ibama

O acusado estaria furtando a madeira de um porto em Belém que foi alvo de uma operação de combate a extração ilegal

Maiza Santos / Especial para O Liberal

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi preso na madrugada deste domingo (6) por agente da Polícia Federal após ser flagrado enquanto retirava parte de uma carga de madeira de um porto em Belém. Conforme as autoridades, o porto seria de propriedade do acusado e foi alvo da Operação Porto Amazônia, deflagrada pelo Ibama e pela Polícia Federal na última sexta (4). A madeira ilegal, que havia sido deixada no local após ser apreendida, estaria sendo levada para outro local em um caminhão.

VEJA MAIS

image PF prende homem em flagrante e fecha duas serrarias irregulares em Inhangapi
Madeira apreendida foi doada à Força Aérea Brasileira

image PF destrói equipamento utilizados na extração ilegal de madeira em Terra Indígena de Altamira
Ninguém foi preso até o momento, mas a investigação continua para apurar os responsáveis pelo delito

Ao chegar no porto, após receber a denúncia, a Polícia Federal flagrou o suspeito e alguns funcionários carregando o caminhão com as tábuas de madeira. Após ser indagado, o acusado confessou o crime e alegou ter ciência da apreensão das madeiras, assim como da ilegalidade. No entanto, relatou aos agentes que não ‘queria ficar no prejuízo’ e que por esse motivo estaria levando a carga. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

image Crime ambiental: PRF, PF e Ibama apreendem 160 m³ de madeira irregular em Anapu (PA)
Carga estava sendo transportada em comboio de 8 caminhões e mais um com maquinário utilizado na ação criminosa

Operação Porto Amazônia

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, deflagrou a Operação Porto Amazônia, na última sexta (4), com o objetivo de identificar portos particulares em que ocorrem o transporte e o comércio de madeira ilegal no Pará. Durante a operação, a 33ª realizada pela PF contra crimes ambientais na região este ano, foram apreendidos mais de 450 metros cúbicos de madeira. 

Nos locais alvos da ação foram identificados maquinários utilizados em crimes ambientais, assim como cargas de madeira sem documentação de origem ou autorização para o transporte e comércio. O produto seria oriundo de desmatamento ilegal da Ilha do Marajó e região, e teria como destino o Nordeste do país. Três suspeitos foram ouvidos e liberados e poderão responder por comércio ilegal de madeira e recepção qualificada, dentre outros delitos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM