CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lockdown foi brando nas barreiras em Belém, neste domingo

Medida foi afrouxada após anúncio de suspensão, que passa a vigorar a partir de terça-feira (30)

Redação Integrada O Liberal
fonte

Quem quis dar uma volta para aproveitar a manhã ensolarada deste domingo (28) em Belém pode sair despreocupado com as barreiras. O último fim de semana de lockdown na capital não teve o mesmo rigor que vinha sendo observado nos últimos dias com a realização de barreiras pela Guarda Municipal de Belém e pela Polícia Militar. Uma equipe de reportagem da Redação Integrada O Liberal percorreu as principais vias e não encontrou nenhuma ficalização após as 9h.

Transeuntes relataram à reportagem terem visto equipes de segurança em barreiras entre 7h e 8h, nas avenidas João Paulo II, Júlio César e na rua Bruno Secchi, no Tapanã, mas pouco tempo depois elas já estavam desfeitas. Nenhum carro estava sendo parado na barreira da avenida João Paulo II.

Lockdown será suspenso esta segunda

A partir desta segunda-feira (29), a Região Metropolitana de Belém retorna para o bandeiramento vermelho, que permite a maior circulação de pessoas e abertura do comércio não essencial em horários estabelecidos pelo decreto do governo do Estado.

A equipe de reportagem também procurou verificar se havia barreiras para impedir a livre circulação de pessoas nos principais corredores de tráfego em Belém, porém nenhuma barreira municipal ou estadual foi vista nas avenidas Almirante Barroso, Júlio César, Bruno Secchi (no Tapanã), Pedro Álvares Cabral, Presidente Vargas, Visconde de Souza Franco (Doca), Marechal Hermes, Nazaré, Governador Magalhães Barata e Duque de Caxias.

image Corredores ficaram desertos pela manhã (Igor Mota / O LIberal)

Procurada por O Liberal, a Guarda Municipal de Belém informou, por meio de nota, que desde o dia 16 de março vem desenvolvendo ações de fiscalização para o cumprimento do decreto de lockdown em Belém, que tem previsão de término às 21h desta segunda-feira (29). A GMB informou ainda que, todos os dias, 80 agentes dos grupamentos tático e operacional são distribuídos em vários pontos da cidade.

Segundo a GMB, neste domingo (28), as ações de barreiras integradas foram montadas nos seguintes pontos: Almirante Barroso com Tavares Bastos (próximo aos Correios); Júlio César com Pedro Álvares Cabral; Rua da Yamada, pórtico do distrito de Mosqueiro e na entrada da ilha do Outeiro.

Segundo o balanço parcial da operação da GMB, das 6h às 10h foram abordados aproximadamente 800 veículos em toda Belém.

Na barreira da Almirante Barroso com a Tavares Bastos, o Grupamento Ronda da Capital (Rondac) informou o registro de mais de 180 abordagens a condutores durante o período da manhã. Na rua Yamada foram 210 veículos parados e fiscalizados. Já na avenida Júlio César, os agentes abordaram 186 veículos e uma multa foi gerada por descumprimento.  

Nas ilhas de Belém também houve fiscalização no trânsito e nas praias. Em Mosqueiro, no pórtico de entrada da ilha, os guardas municipais abordaram 112 veículos e as praias receberam patrulhamento, com 18 pessoas orientadas sobre a restrição de uso da faixa de areia. Outeiro também recebeu a fiscalização computando mais 110 veículos abordados pela GMB.

Barreiras continuarão, diz Segup

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que "o planejamento operacional está sendo mantido até o último dia do lockdown". A Segup disse, ainda, que as barreiras "são instaladas em pontos e horários estratégicos, de forma não estática, ou seja, mudam de acordo com a necessidade de horário e local". 

A Segup também ressaltou que, após o término do período de lockdown, as barreiras "serão instaladas a fim de evitar a circulação de pessoas sem necessidade comprovada entre as 21h e 5h, como o estabelecido para o toque de recolher. O órgão informou, ainda, que o efetivo "será empregado nos horários do toque de recolher e também na fiscalização do funcionamento de atividades econômicas, nos termos do decreto".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM