Lixo em Belém: crise financeira prejudica coleta e reduz equipe pela metade, afirma prefeitura

Em comunicado divulgado na sexta-feira (17), a Prefeitura de Belém reconheceu o problema do lixo na cidade

O Liberal
fonte

A quantidade de equipe de trabalho para coleta de entulho em Belém foi reduzida em 50%. Em comunicado divulgado na sexta-feira (17), a Prefeitura de Belém confirmou a redução, reconhecendo o problema do lixo nas ruas da capital. O comunicado diz que a medida foi emergencial para evitar danos maiores diante da atual conjuntura financeira do Brasil. 

No informe, a gestão municipal afirma que a crise nacional sofrida pelas cidades brasileiras, devido à redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e queda generalizada da arrecadação financeira, impactou Belém de forma mais dramática, influenciando os pagamentos das empresas prestadoras de serviço, aprofundando a situação insatisfatória que se vive em Belém nas últimas décadas.

“Essa grave crise financeira nacional, intensificada nos anos de 2021 e 2022, motivou medidas firmes do novo governo federal, iniciado em janeiro de 2023, para socorrer imediatamente os municípios brasileiros, o que permitirá, brevemente, normalizar a limpeza urbana e vários outros serviços essenciais”, diz um trecho do comunicado.

"Entretanto, é importante ressaltar que os roteiros de coleta de lixo domiciliar continuam funcionando e estão sendo buscadas condições para que o padrão melhore mais e supere, em termos qualitativos e quantitativos, o que sempre existiu em nossa cidade”, detalha outro trecho.

"Sobre a coleta de entulhos, a Prefeitura de Belém foi obrigada, pela conjuntura financeira, a diminuir em 50% a quantidade de equipes de trabalho, numa medida emergencial para evitar danos ainda maiores”, acrescenta.

Podas e entulhos

A Prefeitura de Belém também solicitou que, durante esse período, a população evite fazer muitas podas de árvores e evite jogar grandes entulhos em frente às casas e empresas ou mesmo nas vizinhanças.

Em outro momento do aviso, a gestão municipal diz que está determinada a implementar uma solução definitiva para o lixo, por meio de um sistema de Parceria Público Privado (PPP), que está em processo de finalização.

“Em breve, anunciaremos qual empresa ou consórcio de empresas sairá vencedor da concorrência, para investir na cidade um expressivo volume de recursos financeiros, que vai mudar para muito melhor esse quadro, tanto na coleta do lixo, quanto na destinação final e tratamento de todos os resíduos produzidos em Belém”, acrescenta.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM