CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lavagem das mãos tem poder de salvar vidas

Medida básica contra a covid-19 requer apenas água e sabão. O álcool em gel é outra opção e deve estar sempre disponível

Redação Integrada

A vacinação já iniciou pelo Brasil, mas, enquanto o país não tiver pelo menos 70% dos habitantes devidamente vacinados, os especialistas recomendam que todas as medidas de prevenção contra o covid-19 sejam mantidas.

Uma delas é indispensável: lavar as mãos. O motivo é o fato de elas estarem em constante contato com objetos, comidas e alimentos, tornando-se transportadoras do vírus a partir do toque, como explica o infectologista Lourival Marsola, do Hospital Universitário João de Barros Barreto. 

image (Thiago Gomes / O Liberal)

"A covid-19 é transmitida por vias respiratórias, já que nossa fala, tosse e afins emitem partículas que podemos inalar. Essas mesmas partículas podem contaminar superfícies, como móveis e alimentos. As mãos então tornam-se um veículo de transmissão, um intermediário. Ela toca em uma superfície contaminada e o vírus ficou alojado a partir de gotículas. Quando as mãos contaminadas tocam as mucosas podem se ligar aos receptores desta mucosa e assim causar a doença", afirma Marsola.

Para ele, evitar a transmissão pelo contato diminui drasticamente as chances de alguém se contaminar com o vírus de maneira grave. Tanto a higienização com água e sabão quanto com álcool em gel são eficazes, segundo o infectologista, que também atual no Complexo Hospital da Universidade Federal do Pará.

"A diferença entre as maneiras de lavar é o acesso, pois em alguma situações não estamos próximos de água e sabão. O álcool em gel traz a facilidade e a rapidez, pois podemos nos deslocar com ele. A gente recomenda o alcool em gel sem cheira para evitar alergias e é bom sempre ter um no bolso, na bolsa, no carro", recomenda.

A comerciante Nathália Fonseca, 37 anos, diz que a pandemia intensificou e aperfeiçoou o hábito dela de lavar com bastante frequência as mãos. “Mesmo sem esperar a pandemia, eu já tinha muito esse hábito. Dizem até que tenho ‘toque’ para lavar as mãos para tudo. Agora, na verdade, intensificou e melhorou, porque eu não fazia a lavagem tão detalhada como entre os dedos, das unhas e parte do pulso. Antes era a lavagem das mãos com sabão e em geral. Para evitar levar as mãos nos olhos, no trabalho, uso proteção facial (modelo face shield). Quando estou em casa, uso as costas das mãos”, conta a comerciante.

Ao higienizar aos mãos, é importante retirar as joias da mão, pois elas podem atrapalhar a atuação do produto químico abaixo de adereços como relógio, anel e afins. Lourival também afirma que é importante retirar todo o sabão com água sempre, para evitar lesões na pele. Tocar constante nos olhos, na boca e no nariz, nem pensar.

"Higienizar as mãos é um ato a ser feito sempre que necessário, mas é importante evitar tocar em todos os lugares que estávamos acostumados, como maçanetas, corrimão. Se tocar, é bom lavar. Antes de se alimentar também é muito importante lavar. As medidas preventivas devem ser respeitadas em conjunto, sem abdicar do distanciamento social e o uso de máscaras", afirma o infectologista. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM