Instrução normativa orienta acesso de pessoas com autismo no novo Mangueirão

O novo Mangueirão tem vários espaços reservados e especializados para melhor atender pessoas dentro do espectro autista

O Liberal
fonte

A edição de 10 de maio do Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe publicada a instrução normativa com orientações sobre o acesso e a permanência nos espaços destinados a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Novo Mangueirão. A iniciativa é pioneira em estádios esportivos no Brasil. O projeto “Espaço TEA” é uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio de sua Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

O Mangueirão agora dispõe de duas salas de acomodação sensorial, prioritariamente, para pessoas com TEA, mas que também poderão ser utilizadas por pessoas com deficiências ou com outras dificuldades sensoriais. As salas ficam em dois camarotes com fácil acesso por rampas e localizado ao lado oposto onde costumam ficar as torcidas organizadas. O espaço tem adaptações ambientais, como vedação acústica.

O que tem na sala especial para pessoas com autismo no Novo Mangueirão?

  • Duas salas de acomodação sensorial
  • Isolamento acústico
  • Redução de iluminação
  • Sofás
  • Televisores
  • Pintura diferenciada
  • Monitores de saúde

Como assistir aos jogos da sala especial para pessoas com autismo?

A instrução estabelece que a responsabilidade da comercialização dos ingressos, orientações e controle de acesso dos torcedores ao estádio são de responsabilidade dos clubes, por motivos de cedência do estádio via termo de permissão de uso de bem público, com ônus de ressarcimento ao erário público, pelo clube mandante. Por isso, os torcedores com autismo e seus acompanhantes, que quiserem fazer uso dos Espaços TEA, deverão solicitar os ingressos por meio de um cadastro online, no qual o clube se responsabilizará em publicar um dia antes a listagem com os nomes dos beneficiados seguindo a ordem cronológica de cadastro para retirada na sede do clube.

Por qual portão do Novo Mangueirão entro para ter acesso ao Espaço TEA?

O acesso ao Novo Mangueirão para as pessoas que portarem os ingressos do Espaço TEA ocorrerá nos Pórticos Principais, sendo portão principal Lado A e Portão principal Lado B. Além do ingresso, também é necessária a apresentação de documento que identifique a condição de pessoa com deficiência (carteira de identificação, laudos ou outros).

"É uma iniciativa de extrema relevância, tendo em vista que, anexo à instrução normativa, a equipe da Cepa trabalhou nas orientações sobre condutas e abordagens a pessoas que convivem com o Transtorno do Espectro Autista, para que esse público possa ser efetivamente incluído nos espaços de esporte, lazer e participação social. Além de citar ainda as responsabilidades técnicas de cada ente envolvido, também orienta sobre os termos atuais e mundialmente aceitos para abordagem, manejos adequados em possíveis momentos de crise e outros", detalha Nayara Barbalho, coordenadora da Cepa.

A instrução normativa, em questão, foi assinada, no dia 3, deste mês, por representantes das secretaria estaduais de Saúde (Sespa), de Comunicação (Secom), de Esportes e Lazer (Seel), do Ministério Público do Estado (MPPA), da Federação Paraense de Futebol e, ainda, por diretores dos clubes do Remo, Paysandu, Tuna Luso Brasileira. “Os espaços de lazer também devem proporcionar a inclusão da pessoa com autismo, portanto é muito importante que estes espaços estejam aptos a recebê-los. O Novo Mangueirão foi todo preparado para receber pessoas com deficiência, permitindo que todos tenham o direito de frequentá-lo com conforto e comodidade”, afirma o titular da Seel, Cássio Andrade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM