FOTO: Mais de sessenta casais oficializam união em casamento no Theatro da Paz

Cerimônia foi realizada pela Defensoria Pública do Estado na tarde desta segunda-feira (6)

Laís Santana
fonte

A Defensoria Pública do Estado (DPE), por meio da Diretoria Metropolitana, realizou na tarde desta segunda-feira (6), no Theatro da Paz, uma cerimônia de casamento comunitária que contou com a participação de 67 casais paraenses. O evento é promovido anualmente pelo órgão estadual com o objetivo de levar cidadania e regularização às famílias sem custos. 

"A Defensoria é uma instituição que visa a garantia dos direitos e dentre os direitos que o cidadão tem está o de regularizar a sua situação matrimonial. Então, visando a garantia dos direitos, promovemos de duas a três vezes no ano os casamentos comunitários que são gratuitos para aqueles que não tem condições de arcar com os custos de um casamento”, pontuou João Paulo Lédo, defensor público-geral do estado. 

Mais de sessenta casais oficializam união em casamento no Theatro da Paz

Juntos há cinco anos, o casal Felipe Duarte, 22 anos, e Ana Beatriz Dias, 24 anos, aproveitou a oportunidade e oficializou a união através do casamento. “A gente noivou em 2019 e ia fazer a nossa união em 2020, mas por conta da pandemia os nossos planos tiveram que ficar para depois. Hoje estou muito feliz, tentando segurar a emoção, mas muito feliz e grata”, afirmou a noiva. 

Para ela, que também é estudante de Serviço Social, o casamento comunitário é fundamental para a sociedade. “Essa iniciativa é muito importante porque muitos casais de baixa renda não podem fazer a sua união de forma documental. É fundamental que a sociedade tenha esse tipo de assistência”, avalia Ana Beatriz. 

Depois que foram declarados casados, os dois jovens receberam a Certidão de Casamento e passaram a formar a família Duarte. “A gente cria uma expectativa muito grande, foram muitos momentos difíceis para poder chegar até aqui, mas ter uma companheira maravilhosa como ela e estar casando no Theatro da Paz é sem dúvida um momento muito especial para mim e vai ficar marcado para sempre na memória”, declara Felipe Duarte. 

A cerimônia é organizada todos os anos em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o cartório Guedes Oliveira. Os casais participantes tiveram que efetuar a inscrição com três meses de antecedência para que todo tramite legal necessário pudesse ocorrer. “Nós pensamos tudo com muito carinho para ser um momento que faça a diferença na vida das pessoas que vão participar. Nós pretendemos continuar com esse calendário, que já vem desde o ano passado, e todo final de ano realizar esse casamento. Normalmente nós abrimos as inscrições final de setembro ou início de outubro”, frisa Luciana Filizola Bringel, diretora metropolitana da DPE.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM