Fiscalização do lockdown em Belém endurece nesta segunda-feira

Agentes de trânsito e autoridades policiais fazem barreiras em bairros que tiveram menores índices de isolamento

Redação integrada de O Liberal

O primeiro dia útil da semana de maior endurecimento do lockdown (bloqueio de emergência) contra a pandemia do coronavírus no Pará começou com barreiras montadas ainda de madrugada em grandes corredores viários e fiscalização maior em bairros que tiveram menores índices de isolamento social nos últimos monitoramentos do governo do Estado. Veja:

Ainda no sábado o Pará estendeu o lockdown contra a covid-19 a 17 municípios. Além de Belém e outros nove cidades que já estavam em regime de bloqueio de circulação e funcionamento apenas de atividades essenciais, sete novos municípios aderiram às medidas mais rígidas: Cametá, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá, Santarém, Abaetetuba e Capanema entraram nos bloqueios contra a circulação do coronavírus. Nessas cidades a ação de orientação segue apenas até terça. A partir de quarta-feira, multas já serão aplicadas também nesses sete municípios. As medidas seguem até domingo (24).

Barreiras iniciaram ainda na madrugada (Igor Mota / O Liberal)

Isolamento cresce, mas ainda não é o ideal 


O Pará alcançou 57,71% de isolamento social no último domingo (17), divulgou na manhã desta segunda-feira (18) a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Desde que o lockdown foi implantado no Estado, essa é a melhor taxa de isolamento conquistada. Vale lembrar, entretanto, que a taxa ideal é de 70%.

 

 

 A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) ainda não divulgou esta segunda-feira (18) o balanço das multas por desobediência ao isolamento social deste domingo (17). Das 0h às 23h59 do sábado (16), 437 multas foram aplicadas por desrespeito ao lockdown. Todas para pessoas físicas. Belém registrou o maior número de ocorrências, totalizando 274 multas.

De domingo (10), até esse sábado (16), porém, 2.106 multas já haviam sido aplicadas para quem foi identificado circulando em vias públicas sem necessidade comprovada.

Tenoné: barreiras checam trânsito (Igor Mota / O Liberal)

Ações começam por áreas com menor adesão  


Na Região Metropolitana de Belém, incluindo os distritos, os bairros com mais penalidades por desobediência ao lockdown no sábado foram: Parque Verde (59), Pedreira (16) e Paar (14). O sábado foi o sétimo dia de autuação, após três dias de trabalho educativo.

Em Belém, incluindo os distritos, os bairros com as maiores taxas de pessoas em casa foram: Curió-Utinga (88%), Aeroporto (66, 7%) e Cidade Velha (66,7%). Já onde as pessoas desobedeceram a recomendação de ficar em casa, registrando um baixo índice de isolamento, foram: Icoaraci (25%), Carananduba (28,6%) e Paracuri (37,3%).

Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros Levilândia (62,4%), Júlia Seffer (60,6%) e Cidade Nova II (60,7%). Já os piores índices observados foram nos bairros Guanabara (34,7%), Icui-Laranjeira  (36,7%) e Heliolândia (41,3%).

Os três melhores índices de isolamento do Pará, no sábado (16), foram nos municípios de Anajás (67%), Chaves (64,7%) e Portel (64,4%). Já os piores índices foram registrados em Palestina do Pará (19%), Rio Maria (32,2%) e  Rondon do Pará (33,9%). 

Nas 10 cidades onde ocorre o lockdown com multas desde o domingo dia 10, os índices de isolamento  sábado (16) foram: Belém (55,1%), Ananindeua (52,6%), Marituba (49,4%), Benevides (50,6%), Santa Bárbara (49,1%), Santa Izabel (47,4%), Castanhal (51,6%), Santo Antônio do Tauá (51%), Breves (56%) e Vigia (50,4%).

A redação integrada de O Liberal segue apurando o balanço das fiscalizações. Acompanhe. 

Fiscalização amanheceu em vários pontos de Belém (Igor Mota / O Liberal)
Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM