Eventos religiosos de carnaval também se adaptam ao cenário de pandemia
Igrejas com 50% da capacidade e transmissões online foram as alternativas encontradas por fiéis

O final de semana de carnaval em meio a pandemia não tirou das ruas apenas os blocos, mas também inviabilizou outros eventos religiosos marcados pelo período. Antecedendo o início da quaresma para os cristãos, o carnaval é para uma série de outras religiões um período de reflexão, em que fiéis se reúnem em eventos para praticar suas crenças.
Na Igreja Batista Angelim de Belém, o período do carnaval é onde ocorre a conferência “Assim na Terra como no Céu”. A programação online e presencial iniciou no sábado (13), e segue até a quarta-feira (17). O templo que recebe a programação fica na Av. Romulo Maiorana, 2043, e teve dois encontros ao longo do domingo: um realizado pela manhã, e outro no final da tarde. De segunda à quarta os encontros serão sempre às 19h.
O pastor Marcelo Carvalho, da Igreja Batista Angelim de Belém, explica que a conferência traz na programação participações de palestrantes de vários estados do país. “Diante do cenário de pandemia, entendemos que o ser humano é espírito, alma e corpo, não é apenas corpo, não é afetado apenas no físico pela pandemia. É afetado também nas emoções, na sua esfera espiritual. A gente entende igreja como esse hospital espiritual, de poder proporcionar esse ambiente de força, ânimo, de encorajamento e esperança”, explica o pastor.
O evento da igreja evangélica ocorre tanto de forma presencial quanto online, e o Pastor Marcelo explica que a decisão de ter um evento misto vem por conta da pandemia. Ele conta ainda que o templo teve sua capacidade reduzida para 50%, e garante que todas as medidas de segurança vêm sendo tomadas. As conferências são transmitidas pelo canal Angelim Belém no YouTube.
A 43ª edição do Encontro Intensivo do Movimento Espírita Paraense (Eimep), evento que também ocorre anualmente no período do carnaval, ganhou apenas o ambiente virtual, sem encontros presenciais em 2021. A programação deste ano tem como tema central “Jesus, a Conexão de Amor”.
Paulo Rebelo, vice-presidente da União Espírita Paraense, explica que o tema já havia sido escolhido antes mesmo da pandemia. “Já se desenhava um cenário que merecia revisitar Jesus, uma sociedade impregnada de conflitos, convulsões morais, tudo o que a gente está observando buscava essa temática”, conta ele.
Paulo diz que os organizadores optaram pelo formato totalmente online por prudência, devido a pandemia. Dessa forma, o evento segue um formato parecido com sua versão presencial, dividido em salas de debate temáticas, que se conectam ao tema central do ano. O público pode participar por meio da plataforma de videoconferência Google Classroom. O evento segue até a terça-feira, e ao final de todos os dias, há ainda uma culminância - com convidados de diferentes partes do Brasil - estas transmitidas pelo canal da União Espírita Paraense no YouTube.
Os católicos também tiveram os chamados “Carnavais com Cristo” transferidos para o ambiente virtual. O evento “Enchei-vos”, coordenado pela Renovação Carismática Belém, teve sua programação substituída pelas lives. As transmissões são feitas da Igreja Matriz da Paróquia de São João Batista/Nossa Senhora das Graças, pela página Renovação Carismática Católica Belém. O evento segue até a terça-feira.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA