Espetáculo usa encantados da Amazônia para prevenção da violência sexual contra crianças
Com 20 apresentações teatrais, o projeto vai abranger escolas públicas de 10 municípios do Pará

A ONG Rádio Margarida promove apresentações lúdicas com foco no enfrentamento e na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa “Mãe D’Água e sua trupe na proteção de crianças da Amazônia” já alcançou escolas públicas da região metropolitana de Belém, como Marituba e Ananindeua, além do município de Moju, nordeste paraense. Com o segundo ciclo de apresentações, os organizadores buscam levar o teatro de bonecos para mais de 10 municípios do estado. Nesta quarta-feira (16), o grupo se apresenta em duas escolas de Belém.
A ONG Rádio Margarida é reconhecida nacionalmente por seu trabalho em arte-educação. No mês de julho, a organização completa 34 anos de existência. A coordenadora da ONG, Carmen Rita Chaves, explica a importância de levar o projeto para crianças e adolescentes do sistema público de ensino. “Essas primeiras apresentações foram marcantes, porque conseguimos acessar estudantes de escolas localizadas em zonas rurais, onde muitas vezes as crianças têm pouco ou nenhum acesso à arte e à informação sobre seus direitos. Levar esse diálogo para dentro dessas escolas é, acima de tudo, um ato de justiça social e de cuidado com a infância amazônica”, ressaltou.
A intenção do projeto é sensibilizar, informar e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes por meio do teatro e da cultura popular amazônica, especialmente em áreas rurais do estado. Voltado a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o programa conta com 20 apresentações teatrais em 10 municípios do Pará: Belém, Ananindeua, Marituba, Barcarena, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel, Santo Antônio do Tauá, Castanhal e São Francisco do Pará.
A peça conta a história de Nazaré, uma menina que vivencia situações de violência e encontra apoio nos encantados da floresta, como Mãe D’Água, Curupira e Matinta Pereira. A junção de teatro de bonecos e teatro tradicional visa despertar reflexões sobre proteção, cuidado e direitos da infância. Em todas as apresentações, há uma dinâmica com brincadeiras educativas e uma roda de conversa conduzida por arte-educadores com apoio de intérprete de Libras, criando um espaço de escuta e acolhimento para toda a comunidade escolar.
“É emocionante ver a reação das crianças. Elas se identificam com a personagem Nazaré e reconhecem os seres da floresta como aliados. Isso gera pertencimento e abre espaço para que falem sobre o que sentem e vivem”, pontua Eugênia Melo, diretora artística do espetáculo. “Para muitas dessas comunidades, a visita da Rádio Margarida é o primeiro contato com uma linguagem artística que fala diretamente à sua realidade”, finalizou.
No dia 16 de julho, o grupo se apresentará nos bairros da Terra Firme e do Telégrafo, em Belém. A primeira apresentação começará na escola EMEF Solerno Moreira, às 14hs. Já a segunda, na escola EEEF Santo Afonso, às 16h30min.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA