CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

VÍDEO: Entenda o objetivo das diversas obras espalhadas pela capital paraense

Intervenções fazem parte de uma grande reestruturação feita pela da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para substituição da rede de abastecimento

Paulo Henrique Gadelha / Especial O Liberal

Quem anda pelas travessas, ruas e avenidas de Belém, tanto na periferia quanto no centro da cidade, observa vários buracos espalhados e homens trabalhando. Essas intervenções fazem parte de uma grande obra da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que tem o objetivo de substituir a rede de abastecimento antiga, composta de Cimento Amianto, por uma nova rede, a Polientileno de Alta Densidade (PEAD). Segundo o presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis, o sistema de abastecimento atual tornou-se obsoleto e precisou ser substituído por um moderno, que dura mais de 50 anos e já é utilizado há décadas em vários países da Europa.

As obras alteram, em alguns trechos, o trânsito e a rotina da cidade. Por isso, segundo ele, a população deve ter paciência. “Às vezes, essas obras, que são de grande porte, fecham trechos de algumas ruas temporariamente e alteram o trânsito de Belém, mas a população deve entender que as intervenções são imprescindíveis e deve ter compreensão. Mais de 800 mil habitantes, de 26 bairros da capital, serão contemplados com o serviço de troca de, aproximadamente, 180 km de redes de abastecimento”, considera o presidente.

image Uma das obras da Cosanpa na avenida Bernardo Sayão, em Belém (Elivaldo Pamplona / O Liberal)

A população sente esse impacto das obras no dia a dia. O motorista Lázaro Fernandes Meireles, de 66 anos, morador da travessa Perebebuí próximo à avenida Doutor Freitas, no bairro do Curió-Utinga, um dos pontos de obra da Cosanpa, reconhece a importância das intervenções, mas reclama do transtorno causado no local. “Como cidadão e cliente da Cosanpa, reconheço que esses serviços precisam ser feitos e que todo mundo será beneficiado. O problema é que o trânsito fica desordenado no entorno dessas obras. Acredito que falta um melhor planejamento e organização por parte da SeMob (Superintendência de Mobilidade Urbana), para que o trânsito flua melhor nas áreas alteradas e a população não sinta tantos efeitos”, defende Lázaro Fernandes Meireles.

Com as obras, espalhadas em 362 pontos do município neste mês de agosto, a expectativa é que as perdas de água, que ainda são muitas e chegam a 40%, sejam diminuídas consideravelmente. Também com a troca da tubulação, conforme o gestor da companhia, menos necessidade de serviços de manutenção serão necessárias e a pressão nas redes irá melhorar, bem como a qualidade da água que chega à torneira da população.

“Com o sistema de abastecimento antigo, existe uma possibilidade maior de acontecer vazamentos, perdas de água e infiltração de sujeiras para dentro da rede, o que causa, em algumas situações, coloração e gosto na água. Com o nosso sistema, iremos otimizar o trabalho e fornecer uma água ainda mais pura e potável, como a companhia sempre trabalhou para fornecer”, explica o José Antônio DeAngelis.

image Na foto, o presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis (Elivaldo Pamplona / O Liberal)

Investimento e prazos

Todo o investimento da complexa obra gira em torno de R$ 250 milhões e é executada pelo consórcio de empresas Águas do Guamá. Em andamento desde agosto de 2019, a primeira etapa dos serviços tem previsão para ser concluída entre os próximos seis e nove meses, o que representa 90% do total. Após isso, nos 10% restantes da segunda fase de obras, serão colocados hidrômetros de última geração para os consumidores e haverá a verificação de vazamentos invisíveis, o que deve se estender até o final de 2022.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM